Copa de 2014 no Brasil
 
 

Esportes » Futebol » Competições » Competições

 Com 30% das obras concluídas, novo Maracanã vai tomando forma
04 de fevereiro de 2012 15h42 atualizado às 15h48

Obras no Maracanã chegam a 30% do necessário. Foto: André Naddeo/Terra

Obras no Maracanã chegam a 30% do necessário
Foto: André Naddeo/Terra

André Naddeo
Direto do Rio de Janeiro

Palco da final da Copa do Mundo de 2014, no Brasil, o estádio do Maracanã entra neste mês em seu ápice em termos operacionais: o efetivo de operários passará de 3.600 para 4 mil. E na visita guiada para os jornalistas promovida pelo consórcio responsável pela reconstrução da arena, na manhã deste sábado, é clara a impressão de que as arquibancadas começam a tomar forma - por mais que o local onde ficará o gramado seja ainda um grande canteiro de obras.

"Estamos neste momento com várias etapas do processo ocorrendo simultaneamente, como a construção das arquibancadas e o reforço da estrutura antiga. Esse, aliás, é o nosso grande desafio aqui: adaptar uma construção da década de 40 e 50 aos encargos da Fifa e aos novos conceitos atuais de engenharia", explica Anderson Luiz de Oliveira, um dos engenheiros civis da obra. De acordo com o consórcio, 30% dos trabalhos já estão concluídos.

Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o Maracanã terá ao final de fevereiro de 2013, data prevista para a entrega do estádio para a realização da Copa das Confederações, no meio do ano, entre 30% e 40% de sua estrutura antiga. O restante será composto pelas novas intervenções previstas no projeto.

A principal delas ocorre nas arquibancadas. Nada de geral, anel superior ou inferior. O público do novo Maracanã ficará disposto, depois de inaugurado, de maneira uniforme, sem divisão de setores. As 78.639 pessoas, em sua capacidade máxima, terão acesso livre por todas as partes do estádio - sem contar, obviamente, os camarotes, tribunas de honra, e de imprensa.

As vigas de sustentação, que vão conectar a parte baixa das arquibancadas ao anel superior, uniformizando os assentos, já estão sendo colocadas no setor leste do estádio. A previsão do consórcio é que esta etapa esteja concluída até junho deste ano.

Na cadeira mais próxima ao gramado, a distância para o campo será de apenas 12 metros - a exemplo do que ocorre hoje no Campeonato Inglês. Quatro novas rampas de acesso estão sendo construídas, e outras duas, já existentes, estão sendo reformadas a fim de atender à exigência da Fifa - que obriga os estádios da Copa a terem um plano de evacuação de, no máximo, oito minutos.

Mais números

A nova dimensão do gramado do estádio será de 105 x 68 metros. A estrutura de cobertura, cuja colocação se iniciará ao fim da construção das arquibancadas, protegerá da chuva um público de até 75 mil pessoas. Estão sendo construídos ainda 231 banheiros e 60 bares, além de 110 novos camarotes. O governo do Estado do Rio de Janeiro deve providenciar ainda quatro terrenos próximos (até 4 km) com 10.500 vagas de estacionamento.

Visitas guiadas

Quem tiver interesse em visitar as obras do Maracanã pode acessar o site oficial do consórcio (www.maracanario2014.com.br), realizar um cadastro e fazer o seu agendamento. No primeiro sábado de cada mês, funcionários dividem os interessados em equipes das 8h às 13h. Não é permitido o acesso às obras para quem for ao Maracanã de bermuda ou camiseta regata, por questões de segurança. Crianças de até cerca de 10 anos não podem ingressar no local.

Terra
  1. Palco da final da Copa do Mundo de 2014, no Brasil, o estádio do Maracanã entra neste mês em seu ápice em termos operacionais

    Foto: André Naddeo/Terra

  2. Vista de fora: tombado pelo Iphan, o Maracanã manterá seu formato externo original

    Foto: André Naddeo/Terra

  3. Uma das quatro novas rampas de acesso em construção. Serão seis no total

    Foto: André Naddeo/Terra

  4. Arquibancadas demolidas acima: desafio é reformar e fortalecer as estruturas antigas

    Foto: André Naddeo/Terra

  5. Trator em ação: no final do mês, serão 4 mil operários trabalhando nas obras

    Foto: André Naddeo/Terra

  6. Vigas amarelas é que farão a sustentação entre o nível inferior e o superior das arquibancadas

    Foto: André Naddeo/Terra

  7. Centro do gramado: toda essa terra será aproveitada dentro da própria obra

    Foto: André Naddeo/Terra

  8. Novas arquibancadas: distância mínima do gramado será de 12 metros

    Foto: André Naddeo/Terra

  9. Nível inferior vai se conectar ao superior; não haverá mais divisão de setores

    Foto: André Naddeo/Terra

  10. Jornalistas recebem explicações sobre a obra na visita guiada

    Foto: André Naddeo/Terra

/futebol/copa/2014/foto/0,,00.html