PUBLICIDADE

Terra na Copa

Em carta, Valcke celebra Carnaval e Bebeto e pressiona por Lei Geral

24 fev 2012 - 09h49
(atualizado às 09h55)
Compartilhar

Em uma carta publicada nesta sexta-feira no site oficial da Fifa, o secretário-geral da entidade, Jérôme Valcke, voltou a fazer pressão pela aprovação da Lei Geral da Copa do Mundo de 2014. O francês elogiou a celebração do Carnaval no Brasil e a nomeação do ex-jogador Bebeto como membro do Comitê Organizador Local (COL) e afirmou que chegou o momento de focar todas as atenções para a organização.

» Veja fotos das obras e o que falta para os estádios da Copa de 2014

A carta, disponibilizada no site em uma versão em português, tem frases nesse idioma inclusive na versão original, em inglês. Esta se inicia com os dizeres "prezados amigos do futebol" e se encerra com "abraços".

Valcke quis se aproximar do país-sede da competição ao escrever que "após a celebração da colorida festa do Carnaval em todo o Brasil, é hora de voltar as atenções para os preparativos da Copa do Mundo da FIFA".

Sua referência é a próxima terça-feira, quando a entidade espera "que a Lei Geral da Copa seja enfim votada na Câmara de Deputados pela Comissão Especial da Copa com um texto que reflita os acordos firmados com o governo". Na sequência, o projeto polêmico, que inclui a permissão de bebibas alcoólicas nos estádios durante a competição, seguirá para a aprovação do Senado Federal.

"Nossa expectativa é de que esse processo transcorra com celeridade, para que todas as partes envolvidas possam agilizar o trabalho, após anos e meses de conversas e debates sobre o mesmo assunto", pressionou Valcke, lembrando que "uma série de decisões fundamentais a serem implementadas pelas cidades-sede" foram colocadas "em suspenso até que a presidente Dilma Rousseff assine" a lei.

O francês ainda informou que, uma vez aprovada a Lei Geral da Copa, o presidente da Fifa, o suíço Joseph Blatter, "visitará o Brasil para concluir simbolicamente esse importante marco da preparação para 2014, através da divulgação do emblema oficial do evento, em cerimônia com a presidente Rousseff".

Em nome da Fifa e de Blatter, Valcke ainda parabenizou "Bebeto pela nomeação para o Conselho de Administração do COL", o que foi confirmado em 16 de fevereiro. "Para a família do futebol, é extraordinário contar com o envolvimento de dois campeões da Copa do Mundo da FIFA. Juntos, Ronaldo e Bebeto contribuirão com sua rica experiência pessoal na organização da Copa do Mundo da FIFA e no cumprimento de nossas metas comuns", disse o dirigente, ressaltando que Ronaldo é membro do Conselho do COL desde dezembro.

O francês também valorizou a Copa das Confederações, a ser disputada entre 15 e 30 de junho de 2013: "ainda que muitos possam considerá-la um mero evento preliminar, é um teste operacional de suma importância. O Brasil estará no centro das atenções, sob a avaliação do mundo inteiro acerca de sua capacidade para receber a Copa do Mundo da FIFA no ano seguinte".

Valcke retornará ao País em 12 de março, quando fará uma visita a Recife, uma das cidades que estão na disputa para receber a Copa das Confederações. A decisão sobre o assunto acontecerá em junho. O tour da Fifa ao lado do COL passará nesse mesmo mês por Brasília e Cuiabá. "Esta será minha primeira viagem a uma cidade-sede que não receberá a Copa das Confederações e, pelo que me contaram, estaremos no coração da América do Sul e na porta de entrada para o Pantanal, onde o tour chegará a seu fim", disse, em menção à capital do Mato Grosso.

Ressaltando que no último dia 1º de fevereiro foi celebrada a marca de 500 dias para o início do evento preliminar do Mundial, Valcke encerrou: "temos muito trabalho, mas também muitas emoções pela frente. A bola está rolando, a contagem regressiva já começou... Juntos, Brasil e FIFA podem encantar o mundo e realizar o sonho de todo torcedor de futebol do planeta: vivenciar uma inesquecível Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014".

Votação da Lei Geral da Copa na próxima semana é prioridade para secretário-geral da Fifa
Votação da Lei Geral da Copa na próxima semana é prioridade para secretário-geral da Fifa
Foto: AP
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade