PUBLICIDADE

Terra na Copa

Atrasos nas obras podem tirar Recife da Copa das Confederações

28 mar 2012 - 15h07
(atualizado às 15h18)
Compartilhar
Ulisses Neto
Direto de Zurique

Recife é a nova grande preocupação da Fifa sobre os preparativos do Brasil para a Copa do Mundo de 2014. O comitê da entidade responsável por acompanhar a organização do Mundial se reuniu nesta quarta-feira (28) em Zurique, na Suíça, e relatou o alerta em relação inclusive com a Copa das Confederações.

» Quem está envolvido na Copa de 2014 merece levar um chute no traseiro?

O encontro, realizado na sede da Fifa, contou com a presença de José Maria Marin, presidente da CBF e do Comitê Organizador Local. O substituto de Ricardo Teixeira estreou na entidade ouvindo a saraivada de preocupações sobre o andamento das obras na capital de Pernambuco.

A hipótese de a cidade ser excluída da Copa das Confederações, evento-teste que ocorre um ano antes do Mundial, não foi descartada. "O único ponto de restrição a nós foi a questão do Recife. Por isso, sai de lá (da sede da Fifa) e já entrei em contato com o governador Eduardo Campos para marcar uma reunião", disse José Maria Marín em entrevista exclusiva ao Terra em Zurique.

O presidente deixou clara a preocupação da entidade com a situação na sede nordestina. Tanto que já agendou uma reunião com as autoridades locais para a semana que vem. "Na quarta-feira vou para Recife para me encontrar com o governador logo no café da manhã e vamos discutir o assunto. Se pudesse iria até antes, mas devido a um encontro na sede da CBF só poderei viajar no meio da semana", explicou. "Mas estou tranquilo porque o governador já demonstrou grande comprometimento com o assunto. Tenho certeza que vamos resolver a questão."

Marin disse ainda que "de qualquer forma, vou até Recife expressar pessoalmente a nossa preocupação e para transmitir aquilo que ouvi aqui. Não foi só um integrante do comitê. As opiniões sobre Recife foram endossadas por alguns dirigentes. Então é uma cobrança que precisa receber a devida consideração."

O presidente da Federação Paulista de Futebol, Marco Polo Del Nero, afirmou ao Terra que Recife foi o grande destaque da reunião. "Houve críticas sobre a preparação do Brasil, em especial sobre Recife, que ainda não está nas condições que a Fifa gostaria que estivesse."

No entanto, o novo integrante do Comitê Executivo da Fifa, que assumiu a vaga de Ricardo Teixeira, argumentou que o COL não concorda com as preocupações em torno da arena pernambucana. "O COL entende que está caminhando bem, mas os técnicos da Fifa entendem que o ritmo das obras está muito lento. Agora, no final das contas, o que vale é a opinião deles."

Apesar dos alertas dados pela entidade máxima do futebol em tom emergencial, Del Nero minimizou a possibilidade de a cidade ser excluída da Copa dos Confederações. "O que se falou é que Recife deve dar as garantias que vai cumprir (o cronograma de obras) dentro do prazo para poder ficar (na Copa das Confederações)."

José Maria Marin está na Suíça para reunião com a Fifa
José Maria Marin está na Suíça para reunião com a Fifa
Foto: AP
Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade