Boletim
Receba todas as novidades por email

 Fale conosco
Envie suas sugestões ao canal

 
Regulamento

A fase final da Copa do Mundo da Alemanha é disputada por 32 seleções. A Europa tem direito a 14 vagas, uma delas ocupada pelo país-sede. O continente africano envia 5 representantes, enquanto que a América do Sul e a Ásia têm, cada uma, 4 países garantidos. Já a Concacaf, confederação que reúne as seleções da América do Norte, América Central e Caribe, tem direito a 3 vagas. As duas vagas restantes são definidas em confrontos de repescagem entre seleções da América do Sul e da Oceania e equipes da Ásia e da Concacaf.

Cada seleção classificada deve apresentar até o dia 15 de maio de 2006 sua lista final de 23 jogadores - desses, 3 devem ser obrigatoriamente goleiros. Em caso de lesão grave, um ou mais jogadores podem ser substituídos, contanto que a Fifa seja comunicada até 24 horas antes do primeiro jogo da seleção prejudicada. Todos os 23 atletas inscritos podem ser relacionados para as partidas, sendo que 12 deles ficarão no banco de reservas.

As 32 seleções classificadas para a Copa do Mundo serão divididas em oito grupos de quatros equipes cada. Os grupos são identificados pelas letras A, B, C, D, E, F, G e H. A composição dessas chaves é decidida por sorteio, sendo que o Brasil (atual campeão) e a Alemanha (país-sede), além se outras seis equipes consideradas favoritas serão cabeças-de-chave.

 
Sistema de disputa
1ª fase
 

A primeira fase será disputada no sistema de ligas, isto é, as seleções jogam contra as outras integrantes do seu grupo. Cada vitória vale três pontos e cada empate um ponto. A equipe perdedora não ganha nenhum ponto.

Após a disputa dos seis jogos, as duas seleções que conquistarem mais pontos dentro do grupo passarão para a próxima fase, as oitavas-de-final. Caso duas equipes terminem empatadas em número de pontos, os critérios de desempate são os seguintes (pela ordem): saldo de gols, gols marcados, confronto direto, saldos de gols no confronto direto, gols marcados no confronto direto e sorteio.

 

Oitavas-de-final
 

Dessa fase em diante, os jogos são eliminatórios. Os confrontos serão disputados entre os vencedores de cada grupo e os segundos colocados em seus grupos.

Caso haja empate no fim do tempo regulamentar de 90 minutos, será disputada uma prorrogação de meia-hora, com dois tempos de 15 minutos cada. Caso o empate persista, o vencedor será conhecido na disputa por pênaltis.

Para esclarecer: o sistema conhecido como "Golden Goal", ou "Gol de Ouro", em que a primeira equipe que marcar um gol na prorrogação é a vencedora, não será usado na Alemanha. Em 2002, na Copa do Japão e da Coréia do Sul, o "Gol de Ouro" foi a alegria de seleções como Coréia do Sul (oitavas-de-final contra a Itália), Senegal (oitavas-de-final contra a Suécia) e Turquia (quartas-de-final contra a Senegal).

 

Quartas-de-final

 

Os vencedores de cada confronto das oitavas se enfrentam, de acordo com a tabela da Fifa.

 

Semifinais

 

Os vencedores de cada confronto das quartas se enfrentam, de acordo com a tabela da Fifa.

 

Terceiro lugar
 
Os perdedores das semifinais disputam o terceiro lugar da competição.

 

Final
 

Será disputada entre as seleções que vencerem seus jogos na etapa semifinal.

 
Doping

É considerado doping qualquer tentativa de melhorar a performance do jogador. Tentativas de alterar ou destruir as amostras de urina também são considerados atos de doping. Testes antidoping com amostras de urina e sangue serão realizados durante treinamentos e jogos. Qualquer jogador do elenco, inclusive aqueles que não participaram de um determinado jogo, pode ser convocado para o antidoping.

 
Painéis eletrônicos

Será usado para mostrar substituições de jogadores e acréscimos. Relógio com a duração da partida pode aparecer, mas a contagem deve parar no final de cada tempo regulamentar.

 
Estádios

Tanto nas eliminatórias quanto na fase final, os estádios devem oferecer somente lugares sentados. O campo de jogo deve ter as dimensões de 105m x 68m. A Fifa permite que jogos sejam realizadas em gramados naturais ou sintéticos, mas na Copa da Alemanha não haverá campos artificais.

 
W.O

O oponente será considerado o vencedor por um placar de 3 a 0 (ou por um placar maior se a equipe que abandonar o jogo já estiver perdendo por mais gols de diferença), ganhando automaticamente 3 pontos.