Boletim
Receba todas as novidades por email

 Fale conosco
Envie suas sugestões ao canal

 
Seleções
Terça, 13 de junho de 2006, 04h06  Atualizada às 04h35
Rua Croácia é colorida em verde e amarelo
 
Últimas de Brasil
» A investidores, Lula diz que Seleção daria prejuízo
» Juan: 'Roberto Carlos não errou no gol de Henry'
» Ronaldo pode ter licença de motorista cassada
» Cirurgia afasta Ronaldo por um mês dos campos
» Todas as notícias de Brasil
» Todas as notícias de Croácia
Busca
Faça sua pesquisa na Internet:

Moradores da Croácia são "brasileiros com muito orgulho e muito amor" e enfeitaram suas casas de verde e amarelo para torcer na estréia de seu time na Copa da Alemanha. Nos muros das casas, o meio-de-campo Kranjcar - filho do técnico - passa batido. Quem brilha nas paredes é a pintura de Ronaldo e companhia. Esses "croatas" não são traidores: são cariocas que vivem na Rua Croácia, no Bairro Jabour, em Senador Camará, na Zona Oeste.

Leia mais notícias do jornal O Dia

A origem do nome da rua veio do Instituto Brasil-Croácia, antiga escola particular que, depois de fechada, virou lar de 100 pessoas, que ali formaram pequena comunidade, a Vila Croácia. Lá, como no resto da cidade, o clima já é de Copa há muito tempo. Que o diga Amarildo Evangelista Brasil, responsável pela decoração. "Não temos pena dos croatas. Vamos ganhar de goleada", garante Amarildo.

Os "croatas" da Zona Oeste pouco sabem do país-xará, que se tornou independente da Iugoslávia em 1991 e entrou em guerra com a Sérvia. A realidade da Vila Croácia, aliás, é bem comum dos brasileiros. "Aqui tem lajes caindo, e o beco é cheio de valas negras", lamenta Amarildo.


 

Redação Terra