História

Assim como já havia ensaiado em 1967, a Conmebol decidiu colocar em prática um novo sistema de disputa da Copa América em 1975.

Sem sede fixa, os times foram divididos em três grupos na primeira fase e o primeiro colocado de cada umas das chaves se classificou para as semifinais, que também tiveram a presença do Uruguai, campeão da edição anterior.

O ano também marcou a primeira competição com os dez países filiados à Conmebol: Brasil, Uruguai, Argentina, Paraguai, Chile, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela e Bolívia.

Na primeira fase, a sorte colocou Brasil e Argentina na mesma chave. Os brasileiros levaram a melhor nos dois confrontos e passaram à semifinal, assim como Peru e Colômbia.

Porém, os peruanos surpreenderam e venceram a Seleção Brasileira (3 a 1) no Maracanã. Nem o troco em Lima (2 a 0) foi suficiente para a classificação, já que o Peru levou a melhor no primeiro critério de desempate: o sorteio.

A Colômbia surpreendeu os uruguaios na outra semifinal e uma decisão inédita foi disputada.

Cada seleção venceu uma das partidas e um jogo-extra, em Caracas, decidiu o título a favor dos peruanos, que venceram por 1 a 0, gol de Hugo Sotil.

O campeão Teófilo "Nenê" ganhou a eleição de melhor jogador, enquanto o colombiano Ernesto Díaz e o argentino Jacinto Luque terminaram como artilheiros, com quatro gols cada um.

Peruano Oblitas em ação em uma das decisões contra a Colômbia

Artilheiros
Luque (Argentina) 5
Díaz (Colômbia) 5
Daniel Killer (Argentina) 3
Kempes (Argentina) 3
Mezza (Bolívia) 3
Danival (Brasil) 3
Nelinho (Brasil) 3
Palhinha (Brasil) 3
Roberto Batata (Brasil) 3
Ramírez (Peru) 3
Dados da Copa
Ano:
1975
País:
sem sede fixa
Data (início/final):
17/7 a 28/10
Seleção vencedora:
Peru
Média de público:
39.120
Cidades e estádios:
sem sede fixa
sem sede fixa
Dados dos Jogos
Países participantes:
10
Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela
Número de partidas:
25
Número de gols:
79
Média gols/partida:
3,16
Final:
Peru 1x0 Colômbia
Espectadores:
30.000