Time quer acabar com síndrome
Com um histórico de ter vencido apenas um jogo da Copa América, a Venezuela espera aproveitar a oportunidade de ser sede da competição e se livrar do rótulo de patinho feio do continente. Para isso, contará com uma seleção em fase de renovação comandada pelo técnico Richard Paez.
O maior problema da seleção venezuelana continua sendo a falta de experiência internacional de seus jogadores. Ainda são poucos os que atuam fora do país, que tem um dos campeonatos considerados mais fracos da América. Juan Arango, desde 2004 no Mallorca da Espanha, é o maior exemplo de atletas bem sucedidos na Europa.
Ao menos, nas últimas Eliminatórias a Venezuela terminou na oitava colocação, recorde pessoal e prova da evolução gradual do futebol no país. Em 2007, o time também ostente um bom aproveitamento em amistosos, com quatro vitórias e duas derrotas.
Richard Paez
No comando da seleção venezuelana desde 2001, o ex-jogador Richard Paez foi escolhido após o bom trabalho feito nas categorias de base do país. O processo de renovação iniciado na Copa América daquele ano tem como principal objetivo uma boa participação em casa. A passagem pela 1ª fase já seria motivo de festa. |
|
 |
Juan Arango
Desde 2004 no Mallorca, da Espanha, Juan Arango é um jogador diferenciado para o futebol venezuelano. Com toque de bola preciso e velocidade, ele atua tanto no meio-campo quanto no ataque. Na seleção principal do país desde os 20 anos (atualmente tem 26), Arango é a principal esperança para uma boa campanha. |
|
|
| Dados do país |
| Superfície |
916.445 km² |
| População |
26.248.817 habitantes |
| Idioma |
Espanhol |
| Religião predominante |
Católica |
| Moeda oficial |
Bolívar |
| Federação |
Federación Venezolona de Fútbol |
| Fundação |
1926 |
| Website |
www.federacion venezolanadefutbol.org |
| Principais clubes |
Táchira, Caracas, Unión Maracaibo, Atlético Zulia, Minerven, Estudiantes de Mérida e Trujillanos |
| Copa América |
15 participações |
|