Regulamento

A Copa América é disputada por 12 seleções. Desde 1975, são obrigatórias as presenças dos dez países filiados à Confederação Sul-americana de Futebol (Conmebol): Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. A entidade tem direito a dois convites para totalizar os participantes, o que ocorre desde 1999, quando México e Estados Unidos estiveram no Uruguai para a disputa da competição.

Desde então, a Conmebol tem optado por convidar países filiados à Concacaf, entidade que responde pelo futebol da América do Norte e Central. A única exceção foi o Japão, que participou da edição de 1999. Na Copa América de 2007, México e Estados Unidos serão as seleções convidadas. Cada país poderá levar 23 jogadores, sendo três deles goleiros.

Todos eles poderão ficar no banco de reservas durante a partida. Os 12 participantes foram divididos em três grupos de quatro, determinados em sorteio realizado no dia 14 de fevereiro, em Maracaibo. Venezuela, Brasil e Argentina são os cabeças-de-chave.

Sistema de disputa

1ª fase

A primeira fase será disputada no sistema de ligas, isto é, as seleções jogam contra as outras integrantes do seu grupo. Cada vitória vale três pontos e cada empate um ponto. A equipe perdedora não ganha nenhum ponto.

Após a disputa dos seis jogos, as duas seleções que conquistarem mais pontos dentro do grupo passarão para a próxima fase. Os dois melhores terceiros colocados também passam para as quartas-de-final, totalizando oito classificados.

Caso duas equipes terminem empatadas em número de pontos, os critérios de desempate são os seguintes (pela ordem): saldo de gols, gols marcados, confronto direto e sorteio.

Se as duas seleções que se enfrentaram na última rodada terminarem empatadas em todos os critérios citados acima, a vaga ou a primeira colocação será definida na disputa de pênaltis, e não por sorteio.

Quartas-de-final

Dessa fase em diante, os jogos são eliminatórios. Os confrontos serão definidos de acordo com o seguinte esquema: (1) 1º Grupo A x 2º Melhor 3º, (2) 2º Grupo B x Melhor 3º, (3) 1º Grupo B x 2º Grupo C e (4) 1º Grupo C x 2º Grupo A.

Caso haja empate no fim do tempo regulamentar de 90 minutos, o vencedor será conhecido na disputa por pênaltis.

Semifinais

Os vencedores de cada confronto das quartas se enfrentam, de acordo com a seguinte tabela: vencedor partida 1 x vencedor partida 2 e vencedor partida 3 x vencedor partida 4. As regras eliminatórias são as mesmas das quartas-de-final

Terceiro lugar

Os perdedores das semifinais disputam o terceiro lugar da competição, seguindo as regras eliminatórias das rodadas anteriores.

Final

Será disputada entre as seleções que vencerem seus jogos na etapa semifinal, seguindo as regras eliminatórias das rodadas anteriores.

Doping

É considerado doping qualquer tentativa de melhorar a performance do jogador. Tentativas de alterar ou destruir as amostras de urina também são considerados atos de doping.

Testes antidoping com amostras de urina e sangue serão realizados durante treinamentos e jogos. Qualquer jogador do elenco, inclusive aqueles que não participaram de um determinado jogo, pode ser convocado para o antidoping.