Thembinkosi tenta criar uma jogada individual a favor da África do Sul |
Celso Paiva
Allen Chahad
Direto de Johannesburgo
No último teste antes do início da Copa das Confederações, a África do Sul apresentou um bom futebol e conseguiu derrotar a Polônia por 1 a 0, no Orlando Stadium, que será apenas campo de treino para as seleções em Johannesburgo. O resultado animou os torcedores locais, que andam desconfiados da seleção e, principalmente, do técnico brasileiro Joel Santana.
O jogo serviu para Joel entrosar a seleção sul-africana para o jogo de abertura da Copa das Confederações, contra o Iraque, no dia 14, também em Johannesburgo. Já a Polônia também teve seu tempero verde-e-amarelo, com o jogador Roger Guerreiro, ex-lateral-esquerdo do Corinthians, hoje meia na sua seleção.
Sob olhar de desconfiança dos torcedores e da mídia, após o técnico brasileiro cortar o zagueiro Nasri Morris e o atacante Benny McCarthy, a seleção local mostrou segurança no setor defensivo. Também não foi muito exigida pelos poloneses.
O destaque foi o trio ofensivo formado pelo habilidoso meia Pienaar, que joga no Everton, da Inglaterra, o rápido atacante Bernard, que atua no futebol sérvio, e o centroavante Thembinkosi.
A África do Sul abriu o placar aos 6min do primeiro tempo. Steven fez um belo lançamento, deixando Bernard na cara do goleiro polonês. Ele só teve o trabalho de rolar a bola para Thembinkosi apenas tocar para as redes.
Com o apoio da sua torcida, o time sul-africano seguiu pressionando os rivais. O goleiro Aaron fez lançamento longo até o ataque e encontrou Bernard. O atacante invadiu a área, mas foi travado na hora do arremate.
O time polonês raramente ameaçava e só conseguia chegar com perigo nas investidas do brasileiro naturalizado polonês Roger Guerreiro. O ex-jogador do Corinthians arriscou de fora da área, aos 6min do segundo tempo, e a bola passou perto do gol sul-africano.
A África do Sul seguiu dominando a partida. Aos 12min da segunda etapa, Thembinkosi deu bela enfiada de bola para Bernard, que saiu na cara do gol, mas acabou chutando em cima do goleiro polonês, perdendo grande oportunidade.
O lance acordou de vez a torcida, que não parou de tocar cornetas e apoiar o time da casa. A África do Sul ainda quase marcou o segundo aos 30min da segunda etapa. O lateral Siboniso tentou cruzar e quase encobriu o goleiro Zaluska.
Terra