Esportes

> Esportes > Futebol > Brasileiro  > Copa do Brasil

  Sites relacionados
ESPN
ESPN360
Os Geraldinos
Futsal

Copa do Brasil
Quarta, 11 de junho de 2008, 23h54  Atualizada às 08h03
Sport bate Corinthians e leva Copa do Brasil pela 1ª vez
 
Reuters
Sport conquistou a Copa do Brasil pela primeira vez em sua história
Sport conquistou a Copa do Brasil pela primeira vez em sua história
Enquete
Quem foi o destaque na campanha do Sport?
Carlinhos Bala
Magrão
Nelsinho Baptista
Romerito

 Últimas de Copa do Brasil
05h52 SP: balas de borracha e gás geram correria em festa palmeirense
01h16 Dracena nega relação entre derrota no clássico e Copa do Brasil
09h26 Edinho, do Palmeiras, pode fechar com Fluminense nesta sexta
14h24 Após eliminação, Vasco projeto bom Brasileiro
Busca
Busque outras notícias no Terra:

O Sport é novo campeão da Copa do Brasil. Nesta quarta-feira, o time rubro-negro reverteu a vantagem que era do Corinthians com uma vitória por 2 a 0, na Ilha do Retiro, com gols de Carlinhos Bala e Luciano Henrique, e conquistou pela primeira vez o título da competição, além de se garantir na Libertadores do ano que vem.

Veja também:
» Fotos de Sport x Corinthians
» Assista ao vídeo
» Baixe wallpaper do Sport
» Baixe hino do campeão
Sport pelo celular

» Mande cartão do Sport
» Mande mensagem aos campeões da Copa do Brasil

Especiais:
» Fotos da campanha do Sport
» Nelsinho se redime no Sport
» Sport quebra jejum nordestino
» Veteranos voltam ao topo

Logo após a primeira partida da final, vencida pelo Corinthians por 3 a 1, Carlinhos Bala, do Sport, declarou que o gol da sua equipe no duelo - marcado por Enílton - seria o do título. E a previsão estava certa, já que o tento deu a taça ao time rubro-negro nos critérios de desempate.

Já o Corinthians, depois de abrir 3 a 0 no primeiro confronto da final, não conseguiu fazer o mesmo que o Sport no Recife: marcar fora de casa. Com isso, a equipe alvinegra, que tenta retornar à Série A do ano que vem, teve que adiar o sonho de obter o tricampeonato da competição.

O jogo

Precisando de gols para tirar a vantagem do Corinthians no confronto, o Sport não pressionou o adversário no início do primeiro tempo, como nas outras fases da Copa do Brasil. Mesmo assim, o time rubro-negro precisou de três minutos para tomar a dianteira no duelo.

Aos 34min do primeiro tempo, Carlinhos Bala recebeu a bola dentro da área, dominou no peito e, mesmo caído, tocou no canto direito do goleiro Felipe. O gol trouxe empolgação ao Sport e o time rubro-negro, diferente do início da etapa, pressionou até marcar o segundo.

Com Luciano Henrique, a equipe da casa tomou para si a vantagem na decisão: aos 37min, após cobrança de escanteio pelo lado direito do ataque do Sport, a zaga corintiana afastou para o meio da área, o camisa 10 pegou o rebote e a bola passou entre as pernas de Felipe.

Com os gols, o panorama da partida mudou e quem se lançou ao ataque foi o Corinthians. Se antes o time alvinegro apostou nos contra-ataques, depois de levar 2 a 0 ele partiu para cima do Sport e teve duas chances para marcar, com William e Fabinho, mas a bola não entrou.

No segundo tempo, com Lulinha e Acosta nos lugares de Carlos Alberto e Diogo Rincón, respectivamente, o Corinthians voltou a campo disposto a atacar o Sport, mas não criou tantas chances. O time ainda ficou com um jogador a menos em campo a partir dos 26min.

Um minuto após substituir Dentinho, Wellington Saci disputou a bola com Carlinhos Bala e acertou o adversário com um chute quando os dois ainda estavam fora de campo. O árbitro Alicio Pena Júnior não hesitou em mostrar o cartão vermelho direto para o lateral-esquerdo.

Com um jogador a mais e em vantagem no duelo, coube ao Sport segurar os avanços do Corinthians e ficar com o título da Copa do Brasil, o primeiro conquistado por um clube da região Nordeste. O time paulista, por sua vez, teve outro jogador expulso: o capitão William, aos 47min.

Ficha Técnica
Sport 2 x 0 Corinthians
Equipes
Magrão
Diogo
Igor
Durval
Dutra
Daniel Paulista
Sandro Goiano
Luciano Henrique
(Everton)
Kássio
(Enílton)
Carlinhos Bala
Leandro Machado
(Roger)

Técnico:
Nelsinho Baptista
Felipe
Carlos Alberto
(Lulinha)
Chicão
William
André Santos
Fabinho
Eduardo Ramos
Alessandro
Diogo Rincón
(Acosta)
Herrera
Dentinho
(Wellington Saci)

Técnico:
Mano Menezes
Gols
34min - 1° tempo
Carlinhos Bala
37min - 1° tempo
Luciano Henrique
 
Cartões Amarelos
Durval
Herrera
Cartões Vermelhos
  Wellington Saci
William
Local: Estádio Ilha do Retiro, no Recife (PE)
Árbitro: Alicio Pena Júnior (Fifa-MG)

 

Redação Terra