PUBLICIDADE

Médico corintiano veta Ronaldo contra Vasco e Santos

25 mai 2009 - 09h32
(atualizado às 09h49)
Compartilhar

O torcedor corintiano não poderá ver seu principal ídolo de momento em campo por, pelo menos, mais uma semana. Na noite do último domingo, o médico Joaquim Grava vetou a participação do atacante Ronaldo para as próximas duas partidas: a ida da semifinal da Copa do Brasil, no Maracanã, contra o Vasco, e o clássico do próximo domingo, contra o Santos, pelo Campeonato Brasileiro.

» Pela Copa 2010, Ronaldo seduz Chicão a ficar

» Dentinho não preocupa para enfrentar Vasco

» Cartola corintiano vê jogo com agente de Zé Roberto

» Qual é o melhor substituto para Ronaldo?

Em entrevista à TV Gazeta, o médico do Corinthians afirmou que o retorno de Ronaldo acontecerá somente dentro de aproximadamente dez dias, no segundo duelo com o Vasco, em 3 de junho no Pacaembu. Até lá, o técnico Mano Menezes terá que usar o banco de reservas para escalar o Corinthians.

"O Ronaldo não joga nem quarta-feira no Maracanã e nem no próximo domingo", anunciou Joaquim Grava. "Ele tem uma contratura com um edema na panturrilha direita, que é uma região mais delicada. Precisamos ter cuidado para não correr o risco de aumentar esse problema", complementou o especialista.

Ronaldo acusou a contusão no empate por 2 a 2 com o Fluminense, na última semana. Esperava-se inicialmente que o camisa 9 pudesse voltar já nesta quarta para pegar o Vasco. Foi a primeira lesão muscular do pentacampeão mundial após quase três meses na ativa - algo que surpreendeu positivamente a equipe médica corintiana.

"No início tínhamos esse receio de que houvesse contusões musculares depois do problema no joelho, mas ele ficou todo esse tempo sem lesão alguma", surpreendeu-se Grava, que especificou a principal causa da contratura muscular de Ronaldo: a maratona de jogos.

"Foram muitas partidas decisivas em seqüência, e o Ronaldo teve pouco tempo para realizar os treinos físicos que precisa. Ele está em uma reta final de tratamento, mas apenas jogos não são o bastante, havia a necessidade de continuar o tratamento com a preparação específica. Mas não houve exagero algum nas escalações dele", garantiu.

Ronaldo, desde que estreou pelo Corinthians em 4 de março contra o Itumbiara, realizou 16 partidas e marcou dez gols (média de 0,63), e conseguiu mostrar plena recuperação da grave ruptura do tendão patelar do joelho esquerdo sofrida em fevereiro de 2008.

O atacante também reduziu seu peso, e de acordo com Grava restam apenas mais dois quilos a perder. "O peso ideal do Ronaldo é entre 89 e 90 kg, e atualmente ele está com dois a mais, cerca de 91, 91,5 kg", finalizou o médico.

Sem Ronaldo por mais duas partidas, crescem as chances de o atacante Souza justificar a mística do número 43, que após um sonho do atleta passou a estampar as costas de sua camisa (e não mais o 50, com o qual iniciou a temporada).

O centroavante voltou a marcar gols ao balançar as redes de pênalti na vitória de sábado por 2 a 1 sobre o Barueri, depois de quase quatro meses de jejum.

Corinthians perde Ronaldo para os próximos dois jogos
Corinthians perde Ronaldo para os próximos dois jogos
Foto: AFP
Fonte: Gazeta Press
Compartilhar
Publicidade