6 eventos ao vivo

Corinthians confirma desfiliação do Clube dos 13

23 fev 2011
13h51
atualizado em 24/3/2011 às 14h04

O presidente do Corinthians, Andrés Sanchez, acertou no início da tarde desta quarta-feira a desfiliação da agremiação do Clube dos 13. A notícia foi confirmada pela assessoria de imprensa do dirigente.

O adeus do clube alvinegro à entidade era aguardado desde a última terça, quando Andrés anunciou que o clube negociaria diretamente com as televisões a venda dos direitos de transmissão para os Campeonatos Brasileiros de 2012, 2013 e 2014.

O presidente corintiano anunciou inicialmente que o clube se licenciaria da entidade. No entanto, como esta hipótese não é possível, mandou uma carta nesta quarta-feira para a sede do Clube dos 13 anunciando a desfiliação.

No documento, o dirigente alvinegro alega irresponsabilidade do C13 na condução das negociações dos direitos televisivos.

Andrés citou uma ligação feita pelo diretor-executivo Ataíde Gil Guerreiro para um alto executivo de uma das emissoras de televisão concorrentes, no meio das discussões realizadas na última terça, para provar que o processo não está sendo conduzido com "isenção e macula, de forma indelével, a lisura dos trabalhos que estão sendo realizados".

Pouco antes de o Corinthians enviar a carta, a entidade recebeu nesta quarta membros da diretoria de seis clubes (Santos, Bahia, Atlético-MG, São Paulo, Atlético-PR e Internacional) que aprovaram por unanimidade o novo edital de licitação dos direitos de transmissão televisivas do Nacional.

Ainda hoje, pela manhã, os quatro grandes clubes do Rio de Janeiro (Flamengo, Fluminense, Vasco e Botafogo) seguiram a linha do Corinthians e anunciaram que negociarão diretamente com as TVs a venda dos direitos, rompendo com o Clube dos 13.

Confira a íntegra a da carta de Andrés ao C13

São Paulo, 23 de fevereiro de 2011.

Ao Clube dos 13
Aos cuidados do presidente Fabio Koff

Prezado Fabio Koff,

Desde meados do ano passado o Sport Club Corinthians Paulista vem tentando obter esclarecimentos sobre as demonstrações financeiras do Clube dos 13. Foram necessárias duas solicitações para que a direção desta entidade prestasse algumas explicações sobre essas contas, valendo notar ser sua obrigação enviar mensalmente a todos os associados o balancete.

Fomos surpreendidos com uma série de desmandos administrativos praticados pela direção do Clube dos 13 que já geraram, para entidade um passivo trabalhista de proporções ainda maiores face a contratações de profissionais de nível gerencial de forma irregular no mínimo ao longo dos últimos 5 anos.

Em diversas ocasiões deixamos claro nosso proposito de nos desligarmos do Clube dos 13 por diversas razões, e só não o fizemos porque entendíamos haver uma chance de, através de um dialogo construtivo entre todos os clubes associados, encontrarmos um modelo democrático e transparente de gestão para a associação.

Fatos recentes, entretendo, evidenciaram nosso erro de avaliação. A forma irresponsável com que alguns membros da diretoria do Clube dos 13 e seu diretor executivo conduziram o processo de elaboração da concorrência com o proposito de aquisição e direitos de transmissão dos jogos do Campeonato Brasileiro de Futebol Profissional a partir do ano de 2012 é, no mínimo, danosa aos interesses do Corinthians e dos demais clubes que integram a elite do futebol brasileiro.

O simples fato de durante a reunião de ontem da comissão de negociação do Clube dos 13 e seu diretor executivo, no meio das discussões, ter ligado para um alto executivo de uma das emissoras concorrentes para saber o que ele achava de uma deliberação que estava em discussão (confirmado por dois membros da comissão de televisão) e iria ser votada demostra que este processo não esta sendo conduzido com isenção e macula, de forma indelével, a lisura dos trabelhos q estão sendo realizados.

Em assim sendo o Corinthians comunica que a partir de hoje se desliga do Clube dos 13 e conduzirá negociações diretas com as empresas interessadas em adquirir os direitos de transmissão de seus jogos pelo Campeonato Brasileiro de Futebol a partir do ano de 2012.

Atenciosamente,

Andres Navarro Sanchez
Presidente do Sport Club Corinthians Paulista

Presidente corintiano envia carta para a sede da entidade
Presidente corintiano envia carta para a sede da entidade
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra
Fonte: Terra
publicidade