PUBLICIDADE

Corinthians conhece rivais na Libertadores; brasileiros terão "dureza" na Pré

21 dez 2012 - 13h37
(atualizado às 13h41)
Compartilhar

O Corinthians, atual campeão da Taça Libertadores, iniciará a busca pelo segundo título continental consecutivo no grupo 5 da competição, ao lado de San José, da Bolívia, Millonarios, da Colômbia, e Tijuana, do México, de acordo com sorteio realizado nesta sexta-feira em Luque, no Paraguai.

O 'Alvinegro' foi o único time brasileiro a conhecer todos os seus rivais, já que os demais classificados à fase de grupos terão um adversário proveniente da primeira fase, popularmente conhecida como 'pré-Libertadores'.

Os dois brasileiros que disputarão esta etapa terão que jogar na altitude. O Grêmio enfrentará a LDU de Quito, do Equador, campeão de 2008. Outro time tricolor, o São Paulo duelará com o Bolívar, da Bolívia. A equipe gaúcha decidirá o confronto em casa, e a paulista, longe de seus domínios.

Se avançar, a dupla entrará em um chaves com times compatriotas. O Grêmio poderá ir para o grupo 8, junto com o Fluminense, Huachipato, do Chile, e Caracas, da Venezuela. O São Paulo pode ir para o grupo 3, que tem Atlético Mineiro, Arsenal de Sarandí, da Argentina - como cabeça de chave - e o The Strongest, da Bolívia.

O atual campeão da Copa do Brasil, o Palmeiras, vai disputar o grupo 2, com Sporting Cristal, do Peru, Libertad, do Paraguai, e o vencedor do confronto entre o atual vice-campeão da Copa Sul-Americana, o Tigre, da Argentina e o Deportivo Anzoatégui, da Venezuela.

Entre os grupos sorteadas hoje, o que mais próximo ficou de ganhar o adjetivo de "da morte" é o 1, que terá Barcelona, do Equador, Nacional, do Uruguai, Boca Juniors, da Argentina e Toluca, do México.

O grupo 4 terá Vélez Sarsfield, da Argentina, Peñarol, do Uruguai, Emelec, do Equador, e o vencedor de Deportes Iquique, do Chile e León, do México. O grupo 6 será composto por Santa Fé, da Colômbia, Cerro Porteño, do Paraguai, Real Garcilaso, do Peru, e quem avançar de Deportes Tolima, da Colômbia e Universidad César Vallejo, do Peru.

Outro grupo que, na teoria, parece equilibrado é o 7, que conta com Deportivo Lara, da Venezuela, Universidad do Chile, Newell's Old Boys, da Argentina, e o vencedor do confronto da Pré-Libertadores entre Olimpia, do Paraguai, e Defensor, do Uruguai.

Neste ano, a Taça Libertadores apresenta uma grande novidade, a suspensão por acúmulo de cartões amarelos, mais exatamente três. Antes, cada uma dessas punições rendia multa ao jogador que cometia a infranção causadora do cartão.

Além disso, houve aumento no número de jogadores que podem ser inscritos. Os 25 anteriores agora são 30 atletas para cada time que disputa da fase de grupos. As equipes que disputam a chamada 'Pré-Libertadores', inscreverão 25 jogadores e os seis que avançarem poderão incluir mais cinco à lista.

No início da cerimônia, durante discurso, o presidente da Conmebol, Nicolás Leóz, parabenizou o Corinthians pelo título do Campeonato Mundial de Clubes, conquistado no último domingo, no Japão. Além disso, o presidente 'alvinegro', Mário Gobbi, recebeu uma réplica da Taça Libertadores conquistada em 2012.

Também foi realizada a entrega da Medalha de Mérito da entidade sul-americana. Entre os homenageados, estava o árbitro brasileiro Armando Marques, o ex-técnico da seleção argentina José Pekerman, o ex-goleiro da seleção colombiana Farid Mondragón, além do clube chileno, Colo-Colo.

Confira os confrontos da Primeira Fase da Taça Libertadores 2013:.

Chave 1.

Tigre (ARG) - Deportivo Anzoatégui (VEN).

Chave 2.

GRÊMIO (BRA) - LDU de Quito (EQU).

Chave 3.

Deportes Tolima (COL) - Universidad César Vallejo (PER).

Chave 4.

Olimpia (PAR) - Defensor (URU).

Chave 5.

SÃO PAULO (BRA) - Bolívar (BOL).

Chave 6.

Deportes Iquique (CHI) - León (MEX).

Confira o chaveamento da Fase de Grupos da Taça Libertadores 2013:.

Grupo 1.

Barcelona (EQU).

Nacional (URU).

Boca Juniors (ARG).

Toluca (MEX).

Grupo 2.

Sporting Cristal (PER).

Libertad (PAR).

PALMEIRAS (BRA).

Vencedor 1.

Grupo 3.

Arsenal de Sarandí (ARG).

The Strongest (BOL).

ATLÉTICO MINEIRO (BRA).

Vencedor 5.

Grupo 4.

Vélez Sarsfield (ARG).

Peñarol (URU).

Emelec (EQU).

Vencedor 6.

Grupo 5.

CORINTHIANS (BRA).

San José (BOL).

Millonarios (COL).

Tijuana (MEX).

Grupo 6.

Santa Fé (COL).

Cerro Porteño (PAR).

Real Garcilaso (PER).

Vencedor 3.

Grupo 7.

Deportivo Lara (VEN).

Universidad do Chile (CHI).

Newell's Old Boys (ARG).

Vencedor 4.

Grupo 8.

FLUMINENSE (BRA).

Huachipato (CHI).

Caracas (VEN).

Vencedor 2.

EFE   
Compartilhar
Publicidade