PUBLICIDADE

Costa Rica e Paraguai estreiam com empate na Copa América

4 jun 2016 - 20h07
(atualizado às 20h25)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: EFE

A estreia das seleções da Costa Rica e do Paraguai na Copa América Centenário não ocorreu da forma que os torcedores esperavam. As equipes fizeram nesse sábado uma partida fraca tecnicamente e empataram por 0 a 0 no estádio Citrus Bowl, em Orlando, nos Estados Unidos.

A insistência no jogo pelo alto e o poder de marcação chamaram a atenção nos times, mas a falta de efetividade no campo ofensivo manteve o placar zerado. Com o resultado, a Colômbia seguirá isolada na liderança do Grupo A da competição, já que estreou com uma vitória por 2 a 0 sobre os Estados Unidos.

Na próxima terça-feira, a Costa Rica irá ao estádio Soldier Field, em Chicago, para medir forças com os anfitriões. O Paraguai fará um importante duelo contra a Colômbia, também na terça, no estádio Rose Bowl, em Pasadena.

O Jogo – A Costa Rica apostou num estilo defensivo e foi a campo com cinco jogadores de defesa. A dedicação dos atletas à marcação era tamanha que o meio-campista Tejeda recebeu um cartão amarelo logo no minuto inicial do duelo. A estratégia foi efetiva no primeiro tempo, mas minou a presença dos costarriquenhos no campo ofensivo e permitiu que o Paraguai ameaçasse o goleiro Pemberton em algumas ocasiões.

Aos oito minutos, Jorge Benítez cruzou rasteiro para a área e Bryan Ruíz quase desviou contra o próprio gol. O zagueiro Paulo da Silva, aos 13, aproveitou um escanteio cobrado por Romero e assustou ao cabecear para fora. A Costa Rica só conseguiu responder aos 16, em uma cabeçada de Ruíz que foi defendida tranquilamente por Villar.

Os minutos seguintes mostraram um jogo de baixa qualidade técnica. O árbitro Roberto García ainda foi obrigado a realizar uma parada técnica por conta dos mais de 30ºC que os termômetros registravam em Orlando. Uma nova chance de gol saiu só aos 45 minutos, após Jorge Benítez invadir a área e finalizar para fora do gol.

A produtividade das equipes caiu ainda mais após a volta do intervalo. A Costa Rica manteve o caráter defensivo e viu o Paraguai criar a primeira oportunidade só aos 20 minutos. Após novo escanteio, Lezcano apareceu na área e cabeceou direto para fora.

Apesar de ter ditado as ações de todo o jogo, o Paraguai pecava por não mostrar efetividade no ataque. Tanto que Pemberton só foi realmente exigido aos 25 minutos do segundo tempo. Novamente pelo alto, em escanteio batido por González, Bruno Valdez surgiu na área e testou para a defesa do goleiro costarriquenho.

Uma nova parada técnica foi apontada pelo árbitro aos 28 minutos. Já aos 33, a Costa Rica atacou timidamente e Gamboa teve cabeçada defendida por Villar. Aos 42, Bolaños criou uma das melhores chances do jogo ao arriscar um chute de fora da área, mas o goleiro Villar praticou nova defesa para impedir qualquer alteração no placar.

Antes do apito final, o zagueiro Waston aplicou uma entrada dura em um atacante paraguaio e recebeu um cartão vermelho direto do árbitro Roberto García.

FICHA TÉCNICA

COSTA RICA 0 X 0 PARAGUAI

Local: Estádio Citrus Bowl, em Orlando, nos Estados Unidos

Data: 4 de junho de 2016, sábado

Horário: 18 horas (de Brasília)

Árbitro: Roberto García (México)

Assistentes: Jose Luis Camargo e Alberto Morin (ambos do México)

Cartões amarelos: Tejeda, Matarrita (Costa Rica); Jorge Benítez, Haedo Valdez, González (Paraguai)

Cartão vermelho: Waston (Costa Rica)

COSTA RICA: Pemberton; Gamboa, Waston, Acosta, Duarte e Matarrita; Borges, Tejeda (Azofeifa), Bryan Ruíz (Bolaños) e Campbell (Venegas); Ureña

Técnico: Oscar Ramírez

PARAGUAI: Villar; Bruno Valdez, Paulo da Silva, Gómez e Samudio; Ortiz, Piris, González (Iturbe) e Romero (Edgar Benítez); Lezcano e Jorge Benítez (Haedo Valdez)

Técnico: Ramón Díaz

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade