PUBLICIDADE

CR7 dá vitória a Portugal, e Irlanda empata com Alemanha no último lance

14 out 2014 - 19h17
(atualizado às 20h24)
Compartilhar

Com um gol de Cristiano Ronaldo aos 50 minutos do segundo tempo, Portugal conseguiu nesta terça-feira sua primeira vitória nas Eliminatórias para a Eurocopa de 2016 ao bater a Dinamarca por 1 a 0 fora de casa, enquanto a campeã mundial Alemanha amargou seu segundo tropeço consecutivo - desta vez um empate por 1 a 1 com a Irlanda no último lance do jogo em Gelsenkirchen.

Após estrear no grupo I da fase classificatória com derrota como anfitrião para a Albânia (1 a 0) e "folgar" na segunda rodada, Portugal somou seus primeiros três pontos em visita a Copenhague graças a seu principal jogador.

Cristiano Ronaldo encontrou muitas dificuldades para superar a defesa dinamarquesa, mas acabou conseguindo pouco antes do apito final, quando aproveitou cruzamento de Ricardo Quaresma e, bem colocado, marcou de cabeça.

Com o resultado, os lusitanos, que estavam na lanterna da chave, pularam para terceiro, atrás da própria Dinamarca e da Albânia, ambas com quatro pontos em dois jogos - os albaneses lideram por ter um gol a mais de saldo. O próximo duelo dos portugueses será no dia 14 de novembro, em casa, contra a última colocada Armênia.

O grupo de Portugal foi marcado hoje pela suspensão da partida entre Albânia e Sérvia, disputado em Belgrado, aos 41 minutos do primeiro tempo. O árbitro inglês Martin Atkinson tomou essa decisão por medida de segurança, já que houve ameaça de invasão de campo e de uma briga generalizada entre os jogadores.

Tudo isso depois da ação de torcedores que fizeram um drone sobrevoar o Estádio Partizan com uma bandeira da "Grande Albânia", o que provocou a ira dos torcedores sérvios - albaneses e kosovares não puderam ir ao jogo por recomendação da Uefa.

A partida era considerada de máximo risco devido à tensão política entre Sérvia e Albânia pelo conflito do Kosovo, uma antiga província sérvia que declarou independência em 2008 e cuja maioria da população é de origem albanesa.

Pelo grupo D, a Alemanha decepcionou seus torcedores que foram ao estádio do Schalke 04 esperando uma vitória sobre a Irlanda para apagar a má impressão deixada na segunda rodada, quando a tetracampeã do mundo perdeu para a Polônia por 2 a 0. Porém, mesmo em casa, os alemães voltaram a ter uma atuação abaixo do esperado, criaram poucos lances de perigo e até ouviram vaias das arquibancadas.

Toni Kroos abriu o placar em chute de fora da área aos 26 minutos do segundo tempo. Porém, aos 49, a Irlanda empatou em jogada que tem em seu DNA futebolístico: a bola aérea. Após cruzamento de Wesley Hoolahan, Jeffrey Hendrick escorou em direção à pequena área, e o zagueiro John O'Shea emendou para o fundo da rede do goleiro Manuel Neuer.

A Alemanha terminou a rodada em terceiro, com quatro pontos. Já a Irlanda tem sete, assim como a líder Polônia, que hoje poderia se isolar, mas empatou em casa com a Escócia em 2 a 2 e agora só leva vantagem no saldo de gols. Também hoje, pela mesma chave, a Geórgia bateu o lanterna Gibraltar por 3 a 0. Os escoceses somam quatro pontos e estão em quarto, seguidos pelos georgianos, com três.

A Suíça, que vinha de duas derrotas, fez 4 a 0 sobre San Marino, no único jogo de hoje pelo grupo E, somou seus três primeiros pontos e subiu para o quarto lugar. A Inglaterra, que bateu a Estônia por 1 a 0 no domingo, lidera com nove pontos e 100% de aproveitamento.

Quem também ganhou todos os três jogos que disputou foi a Irlanda do Norte, que nesta terça fez mais uma vítima, a Grécia, pelo grupo F. Os norte-irlandeses não tomaram conhecimento do fato de jogarem em Atenas e venceram por 2 a 0. A segunda colocada Romênia também entrou em campo hoje, venceu a Finlândia em Helsinki por 2 a 0 e chegou a sete pontos. Os finlandeses estão em terceiro, com quatro, e superam apenas em número de gols marcados a Hungria, que visitou as Ilhas Faroe e venceu por 1 a 0.

EFE   
Compartilhar
Publicidade