PUBLICIDADE

Crea-RJ vai apurar responsabilidades e possíveis falhas nas obras do Engenhão

12 jun 2013 - 15h16
(atualizado às 15h21)
Compartilhar

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (Crea-RJ) divulgou nesta quarta-feira que está formando uma comissão para determinar responsabilidades e possíveis falhas nas obras do Engenhão, no Rio de Janeiro, estádio interditado pela prefeitura até o início de 2015.

"Baseado em relatórios de acompanhamento de fiscalização da atividade profissional, que identifica os engenheiros envolvidos na construção do estádio, o Crea-RJ tomará todas as medidas legais e possíveis para definir responsabilidades e, se for o caso, aplicar as devidas sanções", diz a nota.

Segundo o órgão, é importante ressaltar que a comissão de especialistas não pode punir profissionais de outros estados. "No que diz respeito aos profissionais com registro no Crea-RJ, vamos apurar responsabilidades", explicou o presidente Agostinho Guerreiro.

O próprio Conselho, no entanto, admite que a lei que institui este tipo de órgão, "infelizmente, não permite que se realize intervenções ou laudos", assim, só será avaliada a conduta de cada profissional.

O Engenhão está interditado desde o dia 26 de março, quando a prefeitura recebeu laudo de uma empresa alemã, detectando problemas estruturais na cobertura do estádio, que colocaria em risco os frequentadores em determinadas condições - baixa temperatura e alta velocidade de vento, por exemplo.

Os dois consórcios responsáveis pela construção do Engenhão - o primeiro formado pelas construtoras Racional, Delta e Recoma; e o segundo pela Odebrecht e OAS - já foram notificados para começar as obras imediatamente. O prazo total de execução seria de 18 meses.

EFE   
Compartilhar
Publicidade