PUBLICIDADE

Da ausência na Copa às vaias em BH: Neymar vive altos e baixos na seleção

25 mai 2013 - 23h13
(atualizado em 26/5/2013 às 02h09)
Compartilhar

A trajetória do atacante Neymar apresenta conquistas menores, como o Sul-Americano Sub-20 e o Superclássico das Américas, a discutível ausência da Copa do Mundo de 2010, fracassos e até vaias à espera da Copa das Confederações deste ano e do Mundial de 2014, ambos em casa.

Listamos abaixo os dez momentos mais destacados de Neymar pela seleção, desde a categoria sub-17 até o jogo mais recente, contra o Chile, no mês passado:.

O começo nas categorias de base - Grande promessa do futebol desde a adolescência, Neymar não começou bem a trajetória com a 'amarelinha'. No Mundial Sub-17 de 2009, ele era a referência num time que tinha ainda o volante Casemiro e o meia-atacante Philippe Coutinho, entre outros. A campanha, no entanto, foi desastrosa, com a eliminação ainda na fase de grupos.

A redenção veio com a equipe sub-20, no Sul-Americano de 2011. Ao lado de Lucas e Oscar, o craque garantiu ao Brasil o título e uma vaga no torneio de futebol dos Jogos Olímpicos de Londres.

A ausência na Copa de 2010 - Peça chave na conquista do Campeonato Paulista e da Copa do Brasil pelo Santos no primeiro semestre de 2010, Neymar, junto com o meia Paulo Henrique Ganso, fez ser criado um clamor por sua convocação para a Copa desse ano. O técnico Dunga, no entanto, deixou as joias do Peixe de fora da lista.

Estreia com gol - A eliminação nas quartas de final no Mundial da África do Sul deu origem a um clamor por novidades na seleção brasileira. Sem titubear, o técnico Mano Menezes renovou mais de meio time para sua estreia, contra o Estados Unidos, em 10 de agosto de 2010. Neymar fez parte da renovação e logo em sua primeira partida na equipe profissional fez de cabeça um dos gols da vitória por 1 a 0.

O primeiro revés no primeiro duelo com Messi - Após vitórias sobre Estados Unidos, Irã e Ucrânia, o Brasil de Mano e Neymar jogou pela primeira vez contra uma campeã mundial em novembro de 2010. A partida contra a Argentina teve placar em branco até os minutos finais, quando Lionel Messi fez o gol do triunfo argentino.

O craque brasileiro enfrentou o melhor do mundo novamente em junho do ano passado, na preparação para os Jogos Olímpicos, e mais uma vez foi derrotado, agora por 4 a 3. Messi fez dois bonitos gols, e Neymar passou em branco.

Primeiro show na Europa - Em meio a especulações acerca de uma transferência para o Chelsea, Neymar fez seu primeiro jogo na Europa com a 'amarelinha' em 27 de março de 2011, em Londres, e não fez feio. Ao contrário, liderou a seleção na vitória por 2 a 0 sobre a Escócia.

Fracasso na Copa América - A expectativa em torno da Copa América era enorme no Brasil por se tratar de um dos dois únicos torneios oficiais da seleção antes da Copa do Mundo em casa. E o fracasso de Neymar e de todo o grupo foi retumbante. Após uma vitória, três empates, uma derrota para o Paraguai nos pênaltis e apenas dois gols do craque, a equipe de Mano foi eliminada nas quartas de final.

Derrota para a Alemanha e jejum contra as "grandes" - Após as exibições abaixo do esperado na Copa América, em julho de 2011, o Brasil e Neymar foram em busca da reabilitação em amistoso contra a Alemanha, em agosto, em Stuttgart. A joia até se redimiu, fazendo um gol, mas a seleção foi dominada e perdeu por 3 a 2.

A seleção brasileira não sabe o que é vencer a equipe principal de uma campeã mundial desde novembro de 2009, quando bateu a Inglaterra por 1 a 0 em Doha. Com Neymar em campo, houve as duas derrotas para a Argentina, a contra a Alemanha e ainda quedas diante da França e Inglaterra e um empate com a Itália.

Prata olímpica - Exceção feita à Copa de 2014, o grande desafio de Neymar no primeiro ciclo de quatro anos na seleção eram os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. O atacante não fez feio, marcando três gols, mas não conseguiu levar o time além do segundo lugar. O ouro escapou na derrota por 2 a 1 para o México na final, no estádio de Wembley.

Vitórias no Superclássico das Américas - O primeiro título de Neymar com o Brasil veio em um torneio amistoso contra a Argentina. Em 2011, contando apenas com atletas que atuam nos dois países, os rivais se enfrentaram em Córdoba, onde houve empate em 0 a 0, e em Belém, onde os donos da casa venceram por 2 a 0 com um gol do atleta do Santos.

O Superclássico das Américas foi reeditado no ano passado. Neymar fez nos acréscimos do segundo tempo o gol da vitória por 2 a 1 da seleção em Goiânia, mas a Argentina devolveu o placar em Buenos Aires. O troféu então foi conquistado nos pênaltis, no último jogo sob o comando de Mano.

Vaias no Mineirão - No último jogo antes da convocação para a Copa das Confederações, em que o técnico Luiz Felipe Scolari contou apenas com atletas que atuam no país, a seleção empatou em 2 a 2 com o Chile no Mineirão, em Belo Horizonte, em 25 de abril. Houve vaias para a equipe de uma forma geral, mas algumas em especial direcionadas a Neymar.

Neste sábado, dia 25 de maio, Neymar confirmou através de sua conta nas redes sociais Twitter, Facebook e Instagram que fechou contrato com o Barcelona.

É o fim da jornada do atacante no time que o revelou.

O jogador disputa neste domingo em Brasília talvez sua última partida pelo Santos antes de se transferir para o Barcelona, contra o Flamengo, pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro.

EFE   
Compartilhar
Publicidade