PUBLICIDADE

David Beckham anuncia aposentadoria aos 38 anos

16 mai 2013 - 17h07
(atualizado às 17h45)
Compartilhar

David Beckham, um dos melhores jogadores ingleses de sua geração, vai se aposentar no final desta temporada aos 38 anos, após uma vitoriosa carreira de mais de vinte anos que o fez uma das personalidades mais famosas do mundo do esporte.

"Sei que estou pronto. É uma decisão difícil porque acredito que ainda posso jogar em alto nível, mas sempre disse a mim mesmo que gostaria de terminar no topo", declarou o inglês, que acaba de conquistar o Campeonato Francês com o Paris Saint-Germain.

Beckham iniciou sua carreira profissional em 1993 no Manchester United, sob o comando de Alex Fergunson, que também acaba de anunciar sua aposentadoria. Depois, foi para o Real Madrid, no qual fez parte do time dos chamados "galácticos" entre 2003 e 2007, quando decidiu vestir a camisa do Los Angeles Galaxy até 2012, antes de terminar a sua carreira no PSG. Nesse meio tempo teve duas curtas passagens pelo Milan (2009 e 2010).

Beckham conquistou um vasto número de campeonatos, com nada menos de 19 troféus: um Mundial de Clubes (1999), uma Liga dos Campeões (1998/99), seis títulos ingleses (1995/96, 1996/97, 1998/99, 1999/00, 2000/01, 2002/03), um título espanhol (2006/07), um título francês (2012/13), além de nove copas nacionais vencidas na Inglaterra, Espanha e Estados Unidos.

"Se alguém tivesse me dito quando eu era pequeno que eu iria jogar pelo clube de minha infância, o Manchester United, que ganharia troféus, que seria o capitão da minha seleção e que jogaria por ela uma centena de vezes, e que faria parte dos maiores clubes do mundo, pensaria que isso era apenas um sonho. Mas, felizmente, esse sonho se tornou realidade", disse Beckham, o único jogador inglês a ser campeão em quatro países diferentes.

Em nível internacional, Beckham foi convocado 115 vezes para jogar pela Inglaterra entre 1996 e 2009, tornando-se o segundo jogador que mais atuou na seleção depois do goleiro Peter Shilton. Capitão de 2000 a 2006, disputou três Copas do Mundo e marcou 17 gols, mas nunca conseguiu se classificar para a grande final.

Jogador muito técnico, o inglês é um mestre em bolas paradas e dono de um poderoso chute com o pé direito, além de sua grande capacidade de organizar jogadas, com sua visão de jogo e sua resistência, apesar da pouca velocidade.

"Ele tinha uma energia incrível. Foi um prazer jogar com ele", lembrou seu ex-parceiro ManU Gary Neville.

Beckham também se tornou uma celebridade fora de campo graças a seu porte físico de astro de cinema, especialmente depois de seu casamento com a ex-integrante do grupo pop britânico Spice Girls Victoria Adams, com quem tem quatro filhos.

Apaixonado por moda e envolvido em inúmeras campanhas publicitárias, ele é o jogador de futebol mais rico em atividade, e um dos mais bem pagos mesmo após o declínio de suas qualidades como jogador. A fortuna do casal é estimada em mais de 200 milhões de libras (237 milhões de euros).

Lúcido, Beckham sabe que suas atividades extra-campo prejudicaram a sua credibilidade como atleta. "As pessoas voltaram suas atenções para outros aspectos do que eu fiz, o que às vezes ofuscou o que eu estava fazendo nos campos", declarou ao canal SkySports.

Nascido em Londres, ele colocou seu carisma e elegância a serviço de sua cidade em 2005 para que conquistasse a organização dos Jogos Olímpicos de 2012. Mas seu desejo de disputar a competição com a equipe da Grã-Bretanha não foi concretizado.

Beckham, que não parece planejar uma carreira como treinador, ainda não indicou o que fará de sua vida. "Nada vai preencher completamente o ato de jogar o jogo que eu amo, mas tenho a impressão de começar uma nova aventura e estou muito animado com o futuro", afirmou o jogador em um comunicado.

O anúncio da aposentadoria de "Becks" repercutiu no mundo.

"Um dos maiores ícones do futebol mundial está se aposentando. É o fim do capítulo de uma história incrível. David, um garoto que cresceu com o amor pelo futebol no coração, concretizou seus sonhos e inspirou milhões de crianças a fazerem o mesmo. Tenho certeza que ele terá a mesma dignidade que mostrou nos últimos 21 anos na sua próxima carreira. Boa sorte!", declarou Sepp Blatter, presidente da Fifa, em comunicado.

David Cameron, primeiro-ministro britânico, lembrou a especialidade do jogador em campo. "Eu quero desejar boa sorte a David Beckham com sua aposentadoria. Os torcedores ainda não estão prontos para esquecer as cobranças de falta mágicas sob as cores do Manchester United e da seleção inglesa".

O tenista Rafael Nadal, que disputa o Masters 1000 de Roma e viu Beckham defender o seu clube de coração, o Real Madrid, também o homenageou. "Eu o felicito pela fantástica carreira. Quando ele estava em campo, sempre dava o melhor de si, sempre estava pronto para o combate. Ele era uma grande estrela dentro e fora de campo. Ele era um grande profissional e, ao mesmo tempo, uma pessoa incrível, que sempre atendia às crianças e aos torcedores. Ele tem toda minha admiração e respeito".

O estádio de Moustoir, de Lorient, será o palco da despedida de David Beckham, em 26 de maio.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade