0

De "ressaca" após goleada, Barcelona tenta se reerguer por título espanhol

25 abr 2013
11h19
atualizado às 14h38

Chance de reabilitação: é assim que Barcelona e Real Madrid encararão os duelos contra Athletic Bilbao e Atlético de Madrid, pela 33ª rodada do Campeonato Espanhol, que antecedem os jogos de volta das semifinais da Liga dos Campeões da Europa, em que ambos estão em situação complicada.

Aliás, a possibilidade de conquista do título nacional por parte do time catalão passa quase despercebida, diante da "ressaca moral" que ficou após a derrota para o Bayern de Munique por 4 a 0. A equipe da capital, por sua vez, perdeu para o Borussia Dortmund por 4 a 1.

No fim de semana, o Barcelona é o primeiro a entrar em campo, sábado, no estádio San Mamés, em Bilbao. Se vencer, restará esperar o clássico madrilenho que acontecerá logo em seguida, e torcer para uma derrota do Real Madrid. Atualmente, faltando seis rodadas para o fim do Espanhol, a vantagem 'azulgrená' é de 13 pontos (84 a 71).

Resta saber se o time catalão saberá "recolher os cacos", depois da goleada sofrida em Munique. Segundo o meia Andrés Iniesta, não há outra opção: "Eles (Athletic Bilbao) jogam muito, será um jogo duro e difícil. Não cabe outra opção a não ser nos levantarmos e lutarmos pelo título da Liga, que está muito perto".

Não foi divulgado como irá a campo o Barcelona neste sábado. A expectativa é que Lionel Messi, que mostrou condições físicas bem abaixo da ideal, não seja relacionado para o jogo, sendo poupado para a partida de volta no torneio continental.

O Real Madrid, por sua vez, garantirá matematicamente a classificação para a fase de grupos da próxima edição da Liga dos Campeões com a vitória. Seu adversário tem o mesmo objetivo, estando três pontos atrás dos 'merengues', na competição.

O jogo ainda marca o reencontro do atacante 'colchonero' Diego Costa com a zaga do Real. No primeiro turno, em jogo de clima quente, que terminou 2 a 0 para o time de Sergio Ramos e Pepe, a dupla se estranhou diversas vezes com o brasileiro.

Se o título e as três vagas diretas na 'Champions' estão bem encaminhadas, o último posto na competição continental e as duas vagas na Liga Europa são alvo de uma disputa intensa. E neste domingo, Real Sociedad e Valencia, quarto e quinto colocados na tabela, respectivamente, fazem um duelo de tirar o fôlego.

O time basco aparece com 55 pontos, enquanto a equipe dos brasileiros Diego Alves e Jonas tem dois a menos. Atualmente em sexto com 50 pontos, o Málaga receberá o Getafe, nono colocado, com 44 pontos, que busca vencer para manter suas chances de disputar a próxima edição da Liga Europa.

Fora das faixas continentais, o Betis, sétimo colocado com 48 pontos, terá uma missão complicada no encerramento da rodada, na segunda-feira, quando receberá o Deportivo La Coruña, que vem de cinco jogos sem derrotas, que tiraram a equipe da zona de rebaixamento.

Aliás, o confronto direto entre Zaragoza (20º com 27 pontos) e Mallorca (18º com 28), esquenta a briga contra o descenso. O Celta, penúltimo colocado também com 27, visitará o Levante, precisando de um bom resultado. Primeiro fora da zona de rebaixamento, o Granada, 17º, com 29 pontos, visitará o Espanyol.

A 33ª rodada do Campeonato Espanhol será aberta nesta sexta-feira, com o duelo entre Rayo Vallecano e Osasuna, em Madri. A equipe visitante, em 15º lugar com 32 pontos, busca vencer para afastar o risco de cair para a segunda divisão.

Programação da 33ª rodada do Campeonato Espanhol:.

Sexta-feira.

Rayo Vallecano - Osasuna.

Sábado.

Levante - Celta.

Athletic Bilbao - Barcelona.

Atlético de Madrid - Real Madrid.

Zaragoza - Mallorca.

Domingo.

Espanyol - Granada.

Málaga - Getafe.

Valladolid - Sevilla.

Real Sociedad - Valencia.

Segunda-feira.

Betis - Deportivo La Coruña.

EFE   
publicidade