PUBLICIDADE

Decisões marcam a última rodada da Segunda Fase das Eliminatórias Africanas para a Copa-2014

5 set 2013 - 15h10
(atualizado às 15h51)
Compartilhar

A rodada que começa nesta sexta-feira será decisiva nas Eliminatórias Africanas para a Copa do Mundo de 2014. Será disputada a última rodada da Segunda Fase, que classificará 10 seleções para o mata-mata que definirá as cinco seleções do continente no Mundial do Brasil. Os destaques são para cinco confrontos diretos, lembrando que Costa do Marfim, Egito e Argélia já estão classificados.

No melhor dos duelos, Gana recebe Zâmbia pelo Grupo D nesta sexta-feira, às 13h (de Brasília), no Estádio Baba Yara, na cidade ganesa de Kumasi. Os donos da casa jogam com a vanagem do empate.

O jogo está cercado de fatos curiosos. O mais marcante deles é a presença do volante Essien, do Chelsea, que garantiu estar em campo apesar da morte do pai no último domingo.

- Ele disse que quer servir a nação e sente que pode jogar. Ter todos os jogadores à disposição significa que seremos fortes em todos os sentidos, e isso é o que importa para mim - disse o treinador de Gana, Kwesi Appiah.

Campeã africana no ano passado, Zâmbia precisa vencer para se classificar. A seleção teve um problema em sua chegada à Gana, quando o avião que levava a delegação não pode aterrisar em Kumasi e o voo foi desviado para a capital Accra a pedido das autoridades ganesas. A Federação Ganesa de Futebol afirmou em nota que não teve qualquer interferência da mudança de rota.

Nos demais confrontos diretos o favoritismo está com as seleções de Tunísia, Nigéria e Camarões, forças tradicionais do continente. Assim como Gana, as três jogam em casa com a vantagem do empate.

Os tunisianos vão receber no Grupo B a surpresa Cabo Verde em Radès, às 15h45 (de Brasília). Os caboverdianos, porém, são vistos como adversários perigosos.

A seleção do pequeno arquipélago da Costa Ocidental da África tirou Camarões da disputa da Copa Africana deste ano, mesmo tendo os camaroneses contando com o atacante Eto'o no confronto.

O atacante do Chelsea, inclusive, estará mais uma vez em campo para defender Camarões diante da Líbia na capital camaronesa Yaoundé, no próximo domingo, às 11h30 (de Brasília). A partida é válida pelo Grupo I

- Os jogadores estão sedentos pela vitória. A volta de Eto'o à equipe nos deu maior agressividade ofensiva - disse o meia Enoh, que atua pelo Ajax.

Campeã africana em janeiro deste ano, a Nigéria receberá Malawi no sábado às 12h (de Brasília), em Calabar pelo Grupo F. O jogo está cercado por uma pequena polêmica, pois os dirigentes do Malawi alegam que o estádio escolhido pelos nigerianos para a realização do jogo não tem condições de segurança.

No Grupo J, Senegal enfrenta Uganda no sábado, a partir das 17h (de Brasília), em território neutro precisando de um empate. O jogo será em Marrakesh, no Marrocos, pois os senegaleses ainda cumprem punição por causa dos tumultos registrados ano passado no Estádio Leopold Senghor, em Dakar, em duelo contra a Costa do Marfim pelas Eliminatórias para a Copa Africana.

Briga embolada em dois grupos.

No Grupo A, a África do Sul corre sério risco de ficar fora da Copa do Mundo. Sede do último Mundial, os Bafana Bafana precisam vencer em casa Botsuana e torcer para a Etiópia não derrotar a já eliminada República Centro-Africana, fora de casa. As duas partidas serão no sábado às 10h30 (de Brasília)

Pelo Grupo E, Congo, Burkina Faso e Gabão têm chances. Os congoleses estão em melhor situação, pois garantem classificação com uma vitória sobre Níger, fora de casa. Um duplo empate também dá a vaga ao Congo.

Burkina Faso e Gabão se enfrentam no outro jogo, com os burkineses precisando vencer e ainda torcer por um tropeço do Congo. Os gaboneses só se classificam se aplicarem uma goleada, combinada com uma derrota congolesa. Os dois jogos serão disputados no sábado a partir das 12h30 (de Brasília)

Fonte: Lancepress! Lancepress!
Compartilhar
Publicidade