PUBLICIDADE

Devolução de bola de Dedê faz Eskisehirspor concorrer ao Prêmio ao Fair Play

21 dez 2012 - 16h46
(atualizado às 17h53)
Compartilhar

Uma devolução de bola do lateral esquerdo brasileiro Dedê fez o Eskisehirspor, da Turquia, ser um dos indicados ao Prêmio ao Fair Play 2012, junto com a Federação Nacional de Futebol da Guatemala e Associação de Futebol do Uzbequistão conforme a Fifa anunciou nesta sexta-feira.

O Eskisehirspor foi indicado por inúmeros pedidos de torcedores do St. Johnstone, da Escócia, "por seu elogiável comportamento" na segunda fase da Liga Europa, mais especificamente no primeiro confronto, vencido pelos turcos por 2 a 0.

Durante partida realizada na Turquia, um jogador da equipe visitante caiu machucado durante ataque do Eskisehirspor. A jogada prosseguiu e resultou em escanteio, mas ao ver que os rivais contavam com 10 jogadores, Dedê devolveu a bola aos adversários.

O lateral-esquerdo foi revelado pelo Atlético Mineiro. Em 1998, deixou o clube rumo ao Borussia Dortmund, que defendeu até o fim da última temporada, antes de se transferir para o Eskisehirspor. Na Liga Europa, o time turco chegou até à terceira fase, quando foi eliminado pelo Olympique de Marselha.

Já a entidade guatemalteca foi indicada "por lançar uma clara mensagem, de que no futebol não se tolerará a combinação de resultados". A federação do país realizou neste ano ampla investigação, que resultou na exclusão para o futebol de três jogadores.

A associação uzbeque, por sua vez, recebeu a indicação "por demonstrar que a esportividade e a competição não são excludentes, mas se completam". A Fifa lembrou que a seleção e os clubes do país receberam poucas punições por cartões amarelos e vermelhos, nas competições asiáticas neste ano.

O vencedor do Prêmio Fair Play de 2012 será conhecido durante a cerimônia de entrega da Bola de Ouro da Fifa, realizada no dia 7 de janeiro, em Zurique, na Suíça.

EFE   
Compartilhar
Publicidade