PUBLICIDADE

Dinastia alvinegra: Bota pode fazer história com título nos dois turnos

3 mai 2013 - 11h16
Compartilhar

Mais do que próximo do título, o Botafogo está perto de fazer história nesta edição do Cariocão. Caso ganhe o Estadual faturando a Taça Guanabara e a Taça Rio, o Glorioso será o clube que menos tempo demorou para levar duas edições sem a necessidade de uma finalíssima. Em 2010, com Loco Abreu, Herrera e o técnico Joel Santana, também deu Fogão nos dois turnos.

Atualmente, a marca pertence ao Vasco, que formou grandes times no final da década de 90 e início dos anos 2000. O Cruz-Maltino foi campeão diretamente em 1998 e depois em 2003 (essa conta envolve apenas os Estaduais com os turnos chamados de Taça Guanabara e Taça Rio).

No total, Flamengo tem três títulos de forma direta, levando a Taça Guanabara e Rio: 1978, 1996 e 2011. Já o Vasco ganhou assim em 1992, 1998 e 2003. O Botafogo venceu dessa maneira apenas em 2010 e o Fluminense jamais levou a Taça Guanabara e a Rio no mesmo ano. No geral, 31 edições do Campeonato Carioca (contando 2013) foram disputadas com a existência dos turnos atuais.

Capitão do Botafogo, o goleiro Jefferson sabe que uma conquista de Estadual diretamente vale um lugar na história.

- Sabemos que podemos entrar para a história do Botafogo. Graças a Deus, comemorei o título desta maneira em 2010. Foram outras histórias, outro grupo e outra realidade, mas as memórias são muito boas. A gente vai se doar ao máximo. Sabemos da dificuldade que teremos, mas temos de aproveitar o bom momento e levar o título - comentou Jefferson, em entrevista ao L!Net.

Desde 2006, o Botafogo só não teve perto do título estadual em 2011, quando o Flamengo faturou os dois turnos. Nos demais anos, o Glorioso foi para a finalíssima ou acabou como campeão. Em 2013, a conquista marcaria na eternidade o nome do técnico Oswaldo de Oliveira, que superou muitas críticas ao longo da competição.

- Um título do Botafogo serviria para provar que a mentalidade de ficar trocando de técnico deve ser deixada de lado. A pressão da torcida pela saída do Oswaldo foi enorme, mas ele foi mantido e o clube agora colhe os frutos dessa decisão. Pela questão de filosofia, um título do Botafogo seria importante, marcante - disse Roberto Assaf, jornalista e colunista do LANCE!.

Neste domingo, às 16h, o Botafogo encara o Fluminense na decisão da Taça Rio, em duelo no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda. Um empate ou uma vitória alvinegra dará o título estadual ao Glorioso.

Fonte: Lancepress! Lancepress!
Compartilhar
Publicidade