PUBLICIDADE

Duelo entre Dortmund e Bayern faz mundo fixar atenção no Campeonato Alemão

2 mai 2013 - 12h16
(atualizado às 12h20)
Compartilhar

Borussia Dortmund e Bayern de Munique, os dois finalistas da Liga dos Campeões da Europa, poderão fazer uma prévia da decisão continental pela 32ª rodada do Campeonato Alemão, competição que a equipe bávara já conquistou e que pode ter o clube do Vale do Ruhr assegurando o vice-campeonato neste sábado.

Não é certo que as dois times que entrarão em campo nesta rodada sejam os mesmos que jogarão no dia 25 de maio, no estádio de Wembley, na decisão da 'Champions'. Isto, principalmente, pelo fato do Bayern estar usando equipes mistas, ou completamente reservas, desde a conquista do título, com seis rodadas de antecedências.

No próprio site do Campeonato Alemão, as escalações prévias das duas equipes apresentam novidades. No Borussia, que joga em casa, os lesionados Piszczek e Götze - já negociado com o rival - são desfaques certos. Subotic, Bender e Lewandowski poderão ser poupados. Com isso, o brasileiro Felipe Santana, ex-Figueirense, tem chance de reaparecer entre os titulares.

O Bayern, por sua vez, não tem grandes desfalques além de Badstuber e Kroos, fora de combate há algum tempo. Além deles, Ribéry e Robben, dois dos grandes destaques nas vitórias sobre o Barcelona por 4 a 0 e 3 a 0 pela Liga dos Campeões, devem ser poupados.

No Campeonato Alemão, além de ter levantado a taça, o Bayern já quebrou o recorde de pontos da história da competição, com 84 pontos, três acima do próprio Borussia, que obteve 81 pontos na temporada 2011/2012.

A equipe de Felipe Santana precisa de apenas uma vitória para selar o vice-campeonato nesta temporada, além de uma derrota do Bayer Leverkusen, que visita o Nuremberg, também no sábado. Com 64 pontos, cinco a mais que o rival, o time de Dortmund já se garantiu na próxima fase de grupos da 'Champions'.

Ainda correndo atrás do vice nacional, apesar das chances reduzidas, o Leverkusen precisa de uma vitória simples para também se garantir entre os 32 que disputarão a fase de grupos da maior competição europeia de clubes. Em 13º, o rival Nuremberg afasta matematicamente as chances de ter que disputar a repescagem contra o rebaixamento, com uma vitória.

Único que ainda pode alcançar a fase de grupos da Liga dos Campeões, o Schalke 04 se preocupa em garantir mesmo o quarto posto, que o garante na fase preliminar da competição. Atualmente com 49 pontos, a equipe abre a rodada na sexta-feira visitando o Borussia Mönchengladbach, sétimo, com 44 pontos, e um dos candidatos a roubar sua vaga.

Os outros que ainda sonham em se garantir na 'Champions' são: Eintracht Frankfurt (46), Freiburg (45) e Hamburgo (44), quinto, sexto e oitavo colocados, respectivamente. Os dois primeiros estariam garantindo os lugares alemães na próxima Liga Europa.

A equipe de Frankfurt recebe no sábado o Fortuna Düsseldorf, que ainda luta contra o rebaixamento. No dia seguinte, o Freiburg recebe outro que tenta evitar a degola, o Augsburg. Já o Hamburgo joga no domingo contra o Wolfsburg, 11º com 40 pontos, que tem remotas chances de se classificar para a Liga Europa.

Também sonhando à distância com a segunda competição do continente, Hannover 96 e Mainz 05, nono (41) e décimo (40), respectivamente, duelam no sábado, mesmo dia em que se enfrentam Werder Bremen e Hoffenheim, duas equipes que tentam escapar do rebaixamento. Os visitantes, que contam com Gomes e Roberto Firmino, estão em situação pior, na penúltima colocação.

Stuttgart, que já tem vaga garantida na Liga Europa por ter chegado a final da Copa da Alemanha contra o Bayern de Munique, receberá no sábado o Greuther Fürth, que está muito perto de cair para a segunda divisão.

Programação da 32ª rodada do Campeonato Alemão:.

Sexta-feira.

Borussia Mönchengladbach - Schalke 04.

Sábado.

Nuremberg - Bayer Leverkusen.

Hannover 96 - Mainz 05.

Eintracht Frankfurt - Fortuna Düsseldorf.

Stuttgart - Greuther Fürth.

Werder Bremen - Hoffenheim.

Borussia Dortmund - Bayern de Munique.

Domingo.

Freiburg - Augsburg.

Hamburgo - Wolfsburg.

EFE   
Compartilhar
Publicidade