1 evento ao vivo

Duelo por última vaga na 'Champions' é destaque no Campeonato Espanhol

23 mai 2013
11h58

Com campeão, vice e terceiro colocados definidos no Campeonato Espanhol, o grande foco da competição passou a disputa pelo quarto lugar da competição, que garante vaga na fase preliminar na Liga dos Campeões da Europa, entre Real Sociedad e Valencia.

A equipe basca é quem ocupa a posição atualmente, com os mesmos 62 pontos do rival. Nesta rodada, o adversário será o Real Madrid, em casa. O grande objetivo é garantir uma vitória, que deixará o Real Sociedad, no mínimo, a mais uma vitória da classificação continental.

O Valencia, por sua vez, receberá o Granada, e a vitória neste jogo se faz necessária para manter a pressão sobre o rival. Vale lembrar que se as duas equipes terminarem empatadas em pontos na última rodada, o time de San Sebastián levará vantagem pelo confronto direto, já que bateu o concorrente por 5 a 2 e 4 a 2 na temporada.

As outras três vagas na Liga dos Campeões já estão garantidas para Barcelona, Real Madrid e Atlético de Madrid, que garantiram com antecedência os três primeiros lugares. Real Sociedad e Valencia, já asseguraram um lugar na 'Champions' e na Liga Europa, faltando apenas definir quem disputa cada uma das competições.

Assim sendo, mais duas vagas continentais estão abertas, ambas na competição secundária. A princípio, sexto e sétimo colocados - atualmente Málaga e Betis - ficariam com a vaga. A equipe dos brasileiros Weligton e Júlio Baptista, no entanto, está suspensa das competições da Uefa por um ano, abrindo vaga para o oitavo lugar - hoje, o Rayo Vallecano.

Nesta rodada, o Málaga, que tenta reverter a punição recebida, recebe o desesperado Deportivo La Coruña. Se vencer, garante sua vaga no campo, precisando buscar a reversão de sua punição nos tribunais esportivos europeus.

O Betis, por sua vez, receberá o desesperado Zaragoza, que tenta fugir da zona de rebaixamento. Já o Rayo Vallecano visitará o Getafe, equipe que ocupa a 10ª colocação e ainda sonha com vaga na Liga Europa, em caso da manutenção da suspensão do Málaga. Outro que tem chances de ir à Liga Europa é o Sevilla, nono lugar, que visitará o Osasuna.

Outra grande atração do Campeonato Espanhol nas duas últimas rodadas deve ser a luta contra o rebaixamento, e neste fim de semana, quatro dos cinco ameaçados jogam fora de casa.

O único que entra em campo dentro de seus domínios é justamente o Osasuna, equipe em melhor situação. O time de Pamplona, 16º na tabela com 36 pontos, receberá o Sevilla. Dependendo da combinação de resultados pode até se livrar da queda nesta rodada. Primeiro fora da zona de rebaixamento, o Deportivo La Coruña, 17º com 35 pontos, visitará o Málaga.

Entre os ameaçados, dois podem ter seus rebaixamentos decretados neste fim de semana mesmo com vitórias: Celta (31 pontos) e Mallorca (32). A dupla não depende de si, e precisa torcer por derrotas dos concorrentes para manter suas esperanças. O time de Vigo visitará o Valladolid, enquanto a equipe de Palma de Mallorca jogará na capital contra o Atlético de Madrid.

Já o Zaragoza, 18º colocado com 34 pontos, buscará vencer o Betis, longe de seus domínios. Se vencer, pode até sair da região de perigo, em caso de tropeços de La Coruña e Osasuna. Em caso de derrota e vitória dos dois concorrentes, a equipe terá sua queda decretada.

Outro que ainda tem chances - mesmo que remotas - de cair é o Granada. A equipe está na 15ª colocação com 39 pontos, quatro acima da zona de rebaixamento. Se vencer o Valencia nesta rodada, também fora de casa, garantirá permanência na próxima edição do Campeonato Espanhol.

Campeão com quatro rodadas de antecedência, o Barcelona enfrentará neste domingo o clássico contra o Espanyol. O vice Real Madrid visitará o Real Sociedad, na penúltima partida de José Mourinho como técnico da equipe.

Programação da 37ª rodada do Campeonato Espanhol:.

Domingo.

Athletic Bilbao - Levante.

Espanyol - Barcelona.

Osasuna - Sevilla.

Valencia - Granada.

Getafe - Rayo Vallecano.

Atlético de Madrid - Mallorca.

Valladolid - Celta.

Málaga - Deportivo La Coruña.

Real Sociedad - Real Madrid.

Betis - Zaragoza.

EFE   
publicidade