PUBLICIDADE

Elano marca de falta, e Grêmio passa pelo Vitória em estreia da Arena

5 jun 2013 - 22h55
(atualizado às 23h37)
Compartilhar

A história se mantém. O Grêmio continuou a escrita de estreias vencedoras na Arena e fez 1 a 0 no Vitória, na noite desta quarta-feira, em Porto Alegre. O gol saiu dos pés de Elano, que deixou o banco de reservas no revezamento iniciado pelo técnico Vanderlei Luxemburgo e marcou de falta o único tento da partida, a primeira oficial de Campeonato Brasileiro no novo estádio, que já havia começado bem na Libertadores, no Gauchão e em amistoso com o Hamburgo, na inauguração.

No fim de semana, os gaúchos enfrentam o Atlético-MG, no domingo, em Sete Lagoas, às 18h30. Já o Vitória pega o Atlético-PR, no mesmo dia e horário, no Barradão. O Tricolor chegou aos 7 pontos ganhos, mesma pontuação dos baianos.

WILSON SALVA VITÓRIA

O clima era outro desde até mesmo antes da partida. A Arena, estreante da noite, esteve mais pulsante por conta do espaço "popular" do estádio, sem cadeiras e com a presença da Geral, com instrumentos, mas sem bandeiras. O Grêmio, impulsionado pela torcida, começou em cima do então vice-líder da competição. Não criou nenhuma jogadade perigo, mas controlou o Vitória.

A velocidade temida dos baianos foi vista, de fato, em apenas um lance, quase no final da etapa. Foi a jogada mais perigosa do Rubro-Negro: Vander puxou contra-ataque pela direita após escanteio tricolor e virou o jogo para NIno, livre pela direita. O lateral arrematou, mas Adriano conseguiu a recuperar e travou no carrinho. Fora isso, deu só Grêmio.

O duelo Barcos x Wilson durou cerca de 25 minutos. O argentino teve quatro finalizações defendidas pelo goleiro baiano, duas muito boas, cara a cara. Antes, já havia barrado chute de Souza, na pequena área.

A jogada mais perigosa gremista também aconteceu nos minutos finais do primeiro tempo, como o contra-ataque baiano: Zé Roberto recebeu dentro da área, ajeitou o corpo e bateu colocado. Por milímetros, não marcou. A bola bateu no travessão, quicou no gramado e se afastou de Wilson antes do final da etapa inicial.

ELANO SAI DO BANCO E DÁ VITÓRIA

O segundo tempo iniciou novamente com o Grêmio em cima. Com a saída de Dinei e a entrada de Giancarlo, o Vitória passou a abusar dos lançamentos pelo alto. O Tricolor, por outro lado, manteve-se dentro do campo do rival e trabalhou as jogadas principalmente com a força de Barcos. Aos 13 minutos, Wilson brilhou novamente, com mais uma defesa monumental: o Pirata venceu a marcação de dois pela direita e levantou no segundo poste. Lá estava Zé Roberto, que aparou o cruzamento, mas parou no camisa 1 baiano.

Luxa então ousou mais ainda, ao tirar o volante Adriano e colocar o atacante Welliton. A blitz gremista seguiu com diversas finalizações e cruzamentos. Até que, com sua qualidade, Elano resolveu. O meia foi derrubado um passo atrás da meia-lua. Dali, as 24 minutos, deixou Wilson, que tanto trabalhou no jogo, sem ação: bola no ângulo e 1 a 0 para o Tricolor gaúcho.

Imediatamente, Luxemburgo reestruturou o meio-campo com a entrada de Ramiro e a saída de Kleber. Caio Júnior deu o troco e colocou Marquinhos na vaga do volante Cáceres. Um avanço natural do Leão aconteceu. Dida chegou a falhar em um cruzamento, mas Giancarlo não aproveitou. Nos minutos finais, Welliton perdeu chance cara a cara com Wilson, um dos nomes do jogo. Apesar do sufoco do Vitória e do reuco gremista, o jogo ficou sob o controle dos gaúchos até o término da partida, a primeira na Arena.

FICHA TÉCNICA

GRÊMIO 1 X 0 VITÓRIA

Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)

Data/hora: 5/6/2013, às 21h

Árbitro: Marcos André Gomes da Penha (ES)

Assistentes: Vanderson Antonio Zanotti (ES) e Leonardo Mendonça (ES)

Cartões amarelos: Kleber, Adriano, Welliton (GRE) Gabriel Paulista, Victor Ramos (VIT)

Público pagante/total: 15.655/17.666

Renda: R$ 434.699,00

GOL: Elano - 24'/2°T (1-0)

GRÊMIO: Dida; Pará, Werley, Bressan e Alex Telles; Adriano (Welliton - 22'/2°T), Souza, Zé Roberto e Guilherme Biteco (Elano - 12'/2°T); Kleber (Ramiro - 26'/2°T) e Barcos. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

VITÓRIA: Wilson; Nino Paraíba, Victor Ramos, Gabriel Paulista e Danilo Tarracha; Michel, Neto Coruja, Cáceres (Marquinhos - 26'/2°T) e Escudero; Vander (Willie - 34'/2°T) e Dinei (Giancarlo - intervalo). Técnico: Caio Júnior

Fonte: Lancepress! Lancepress!
Compartilhar
Publicidade