Eliminatórias Mundial 2010

Regulamento


Atualmente, a Copa do Mundo é disputada por 32 países. O único a ter vaga garantida é o anfitrião, que no caso de 2010 será a África do Sul. As demais vagas são divididas entre os continentes de acordo com regulamentação da Fifa. Ao todo, serão 205 países na busca de um lugar na competição.

Para o Mundial de 2010, a Europa terá direito ao maior número de vagas, 13 no total. A África vem na seqüência com seis seleções, incluindo a anfitriã África do Sul. América do Sul e Ásia tem direito a quatro vagas, enquanto a Concacaf estará representada com três seleções.

Cada um dos últimos três continentes citados poderá ter mais um país na Copa do Mundo. As duas vagas restantes serão definidas após os seguintes confrontos da repescagem: 5º da América do Sul x 4º da Concacaf e 1º Oceania x 5º Ásia.

A campeã da última edição do Mundial, a Itália, será obrigada a disputar a Eliminatória assim como já havia acontecido com o Brasil, que precisou passar pela fase classificatória para a Copa de 2006 mesmo tendo levantado o título em 2002. Antes, o campeão assegurava vaga na edição seguinte da competição.

A Eliminatória para o Mundial de 2010 também marca a primeira participação da Austrália como membro da Confederação Asiática. Até a última edição, os australianos disputavam a classificatória da Oceania e eram obrigados a passar por uma repescagem para chegarem à Copa do Mundo.