PUBLICIDADE

Eliminatórias 2014

Seleção joga no Equador por respeito e fim de tabu

29 mar 2009 - 08h23
(atualizado às 08h27)
Compartilhar

"Vocês não estão com nada. O Equador vai arrasar o Brasil no domingo". Foi desta maneira que os jornalistas brasileiros que desembarcaram em Guayaquil na noite de sexta-feira foram recebidos pelos funcionários do aeroporto local.

» Para capitão da Seleção, viagem

no dia do jogo atrapalha

Goleiro Júlio César destacou a dificuldade de jogos como deste domingo, em Quito
Goleiro Júlio César destacou a dificuldade de jogos como deste domingo, em Quito
Foto: AP

» Seleção ainda sonha com 1° lugar

Os países se enfrentam neste domingo, às 18h (horário de Brasília), no estádio Olímpico Atahualpa, na capital Quito, pela décima primeira rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010. O Terra acompanha minuto a minuto da partida.

O comentário acima sintetiza bem o sentimento do equatoriano em relação ao futebol pentacampeão do mundo. Se antes eles temiam enfrentar o Brasil, agora o fazem em condição de superioridade quando a partida acontece no país.

Ao mesmo tempo, a admiração pela Seleção Brasileira não muda. Kaká, que não viajou por não estar 100% recuperado de lesão no pé, Ronaldinho, Robinho e companhia continuam com o carinho dos torcedores.

Mas agora eles não são mais "imbatíveis", como eram até alguns anos atrás. Nas três vezes que enfrentou o Equador fora de casa, o Brasil jamais venceu. E tampouco marcou gols. Foram duas derrotas e um empate. Por isso, a necessidade de vencer para reconquistar o respeito pela camisa amarela.

"Jogadores experientes dizem que Eliminatórias são mais difíceis do que a própria Copa. Temos que confiar em nosso trabalho, tentar fazer o melhor possível e impor muito respeito", diz Júlio César, goleiro titular absoluto de Dunga.

O treinador preferiu não se envolver nas polêmicas de Sixto Vizuete, comandante da equipe equatoriana. Ele disse temer mais o jogo de quarta contra o Paraguai, líder das Eliminatórias, do que o duelo com o Brasil. Tranqüilo, Dunga nem deu bola.

O técnico também sabe da necessidade de vencer para colocar um fim ao tabu. Quando ainda era jogador, se acostumou a derrotar os adversários deste domingo seguidas vezes. E para voltar a fazê-lo, aposta na base da equipe que derrotou a Itália por 2 a 0 em Londres no mês passado.

O meio-campo é o mesmo. Felipe Melo, que se destacou nos treinos em Teresópolis, recebe nova oportunidade e começa ao lado de Gilberto Silva, Elano e Ronaldinho. Um dos dois últimos pode perder a vaga na partida de quarta-feira, contra o Peru, em Porto Alegre, caso Kaká volte ao time.

Na defesa, Juan, machucado, é a baixa e será substituído por Luisão. E no ataque, Luís Fabiano, recuperado de contusão, volta a fazer dupla com Robinho e deixa Adriano no banco de reservas.

Ficha Técnica: Equador x Brasil

Equador: Cevallos, Reasco, Hurtado, Espinoza e Ayovi; Quiroz, Castillo, Mendez e Guerrón; Caicedo e Benítez. Técnico: Sixto Vizuete

Brasil: Júlio César, Maicon, Lúcio, Luisão e Marcelo; Gilberto Silva, Felipe Melo, Elano e Ronaldinho; Robinho e Luís Fabiano. Técnico: Dunga

Data: 29/03/09

Horário: 18h (de Brasília)

Local: Estádio Olímpico Atahualpa, em Quito

Arbitragem: Carlos Chandía, auxiliado por Lorenzo Acuña e Sergio Román, todos do Chile

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade