PUBLICIDADE

Eliminatórias 2014

Ministra francesa defende repetição de partida contra Irlanda

20 nov 2009 - 07h24
(atualizado às 08h00)
Compartilhar

A ministra da Economia francesa, Christine Lagarde, disse nesta sexta-feira que "seria bom" se houvesse uma repetição do jogo entre Irlanda e França disputado na última quarta-feira, no qual os franceses garantiram vaga na Copa do Mundo de 2010 depois de marcarem um gol graças a um claro toque de mão de Thierry Henry.

"Estou muito contente que a França esteja na Copa, mas é muito triste ter se classificado com este artifício", afirmou a ministra à rádio RTL.

As declarações de Lagarde, um dos pesos pesados do Governo francês, chegam depois de o Executivo irlandês e seu Parlamento terem pedido a repetição do encontro oficialmente à Fifa. Para a ministra, a Fifa "deve revisar as normas se estas são ruins".

Enquanto Lagarde defendeu publicamente a repetição da partida, seus chefes diretos preferiram não fazer o mesmo. O presidente francês, Nicolas Sarkozy, se negou a falar sobre o toque de mão de Henry e se limitou a pedir desculpas ao primeiro-ministro irlandês, Brian Cowen, durante a cúpula da União Europeia (UE) em Bruxelas.

"Não me peçam que me ponha também no lugar do árbitro, depois me acusam de estar em todas as frentes", disse Sarkozy. O primeiro-ministro da França, François Fillon, afirmou que os Governos não devem se envolver nos assuntos da Fifa.

Em geral, a classe política francesa se divide entre os que pedem a repetição do embate e os que preferem esquecer o incidente, embora todos eles coincidam em apontar que a classificação da França para a Copa de 2010 lhes dá "mais vergonha do que orgulho", como disse a ministra da Saúde e Esportes, Roselyne Bachelot.

EFE   
Compartilhar
Publicidade