PUBLICIDADE

Em boa fase no Alemão, Bayern visita Arsenal por arrancada na Europa

18 fev 2013 - 20h07
(atualizado às 21h22)
Compartilhar

A temporada 2012/13 vem marcando a volta do Bayern de Munique ao topo do futebol alemão. Agora, o clube tenta fazer também uma nova campanha de destaque na Liga dos Campeões, como nos últimos anos. Para isso, os bávaros tentam conseguir um bom resultado fora de casa contra o Arsenal na terça-feira, às 16h45 (de Brasília), pelo jogo de ida da principal competição europeia.

Após ser deixado para trás pelo Borussia Dortmund em território nacional nas duas últimas temporadas, vendo o clube aurinegro se sagrar bicampeão alemão, o Bayern de Munique reverteu a situação em 2012/13. A equipe soma 57 pontos após 22 rodadas e lidera o campeonato nacional com folga, ficando 15 pontos à frente do Dortmund, segundo colocado.

Na Liga dos Campeões, porém, o Bayern de Munique manteve o status de principal time alemão nos últimos anos. Finalista em 2009/10 e 2011/12, perdendo para Inter de Milão e Chelsea, respectivamente, o clube bávaro tenta repetir as campanhas de destaque, mas sem bater na trave desta vez. Para isso, no entanto, precisa começar pelas oitavas de finais, onde enfrenta o Arsenal.

A ambição do time alemão, que contratou o técnico espanhol Pep Guardiola para a próxima temporada, fica evidente nas palavras do volante Bastian Schweinsteiger. "Quando jogadores voltam de um jogo fora de casa com um empate por 0 a 0 ou 1 a 1 eles às vezes ficam felizes, mas nós estamos em um ambiente onde precisamos sempre vencer. Não ficamos satisfeitos com empates, essa é a mentalidade do Bayern", declarou o meio-campista.Os Gunners não vivem momento tão glorioso no Campeonato Inglês. A equipe é a quinta colocada com 44 pontos, tentando superar Chelsea, Tottenham, Everton e Liverpool para conquistar uma das duas últimas vagas para a Liga dos Campeões do ano que vem. Os dois times de Manchester, United e City, já estão praticamente garantidos, enquanto Chelsea e Tottenham ficam com as outras vagas neste momento.

O técnico do clube londrino, Arsene Wenger, falou sobre a importância de não sofrer gols atuando em casa contra os alemães e elogiou seu time após a eliminação do Arsenal na Copa da Inglaterra com uma derrota por 1 a 0 para o Blackburn jogando nos Emirates. "Não sofrer gols é vital, mas é claro que vamos atacar. Estamos com pensamento positivo. O Bayern é um grande time, mas nós também somos muito fortes e estamos preparados", afirmou o francês.

No vice-campeonato de 2012/13, quando ficou para trás do também inglês Chelsea, o Bayern de Munique contava principalmente com os gols de Mario Gomez, que marcou 13, ficando a apenas um gol da marca histórica de Lionel Messi. Hoje, tentando melhor sorte contra os ingleses, o Bayern de Munique tem o poderio ofensivo mais espalhado pelo campo: nove jogadores já marcaram pela equipe, o que garante ao time alemão o topo dessa estatística.

Apesar da grande marca da última temporada, Gomez hoje é reserva do croata Mandzukic, artilheiro do Bayern no Campeonato Alemão com 15 gols. O Arsenal, por outro lado, aposta no alemão Lukas Podolski, ex-jogador do próprio time de Munique. O atacante mostrou grande eficiência ao marcar nos três chutes em que acertou o gol pela Liga dos Campeões.

Artilheiro do Bayern na fase de grupos apesar de ser reserva, o peruano Claudio Pizarro, autor de três gols, será desfalque por conta de uma infecção na garganta. Os zagueiros Badstuber, com uma lesão no joelho, e Boateng, suspenso também não vão participar da partida, enquanto o volante espanhol Javi Martinez retorna ao time após ter ficado de fora da vitória por 2 a 0 sobre o Wolfsburg. Já Wenger não poderá contar com o lateral esquerdo Gibbs, que lesionou a coxa, e deve optar por Monreal, espanhol recém-contratado que agradou nos últimos jogos.FICHA TÉCNICA

ARSENAL X BAYERN DE MUNIQUE

Local: Emirates Stadium, em Londres (Inglaterra)

Data: 19 de fevereiro de 2013, terça-feira

Horário: 16h45 (de Brasília)

Árbitro: Svein Oddvar Moen (Noruega)

Assistentes: Kim Thomas Haglund e Frank Andas (ambos da Noruega)

ARSENAL: Szczesny; Sagna, Koscielny, Vermaelen e Monreal; Wilshere, Arteta e Cazorla; Walcott, Giroud e Podolski

Técnico: Arsene Wenger

BAYERN DE MUNIQUE: Neuer; Lahm, Van Buyten, Dante e Alaba; Martinez, Schweinsteiger, Muller, Kroos e Ribery; Mandzukic

Técnico: Jupp Heynckes

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade