PUBLICIDADE

Em casa e com vantagem do empate, Anderlecht faz "final" contra o Zulte

18 mai 2013 - 15h34
(atualizado às 15h41)
Compartilhar

O Campeonato Belga, que tem um dos regulamentos mais complicados de toda a Europa, não é disputado em mata-mata, mas terá na última rodada, neste domingo, um jogo com toda a cara de final entre o poderoso Anderlecht e o modesto Zulte Waregem.

Após 30 rodadas da fase inicial e outras nove do hexagonal final, em que os times entraram com metade da pontuação acumulada anteriormente, a equipe de Bruxelas receberá a de Waregem com dois pontos a mais que o adversário e por isso jogará pelo empate.

Se depender da tradição, a torcida do Anderlecht já poderá entrar no estádio Constant Vanden Stock comemorando. O clube é o maior vencedor do Belga, com 31 títulos, incluindo o do ano passado, enquanto o Zulte tem como único troféu em nível de elite o da Copa da Bélgica de 2006.

O time de menos renome já liderou esse hexagonal, mas deixou o topo da tabela ao ser goleado pelo Genk em casa por 4 a 0. Desde então, ambos venceram todas as suas partidas e se mantiveram colados na briga para ser campeão.

Sem grandes estrelas, o Zulte se apoiou na parte final do campeonato nos gols do atacante Mbaye Leye e nas boas jogadas do jovem talento Thorgan Hazard, emprestado pelo Chelsea, equipe pela qual atual seu irmão, o já consagrado Eden Hazard.

O rótulo de surpresa e de francoatirador para a decisão e a obrigação de vencer no campo do adversário não incomodam o técnico do time de Waregem, Francky Dury.

"Para nós, não é ruim ter a obrigação de vencer, porque jogar para frente está em nossa natureza. É o jogo mais importante da história do clube desde sua criação. E para mim também, certamente. É uma honra jogar pelo título contra o Anderlecht", animou-se o treinador.

Por sua vez, o Anderlecht comandou a competição durante a maior parte da temporada, mesmo com a ausência de sua principal estrela, o argentino Matías Suárez, durante grande parte do campeonato.

No atual campeão, a confiança no bi é tão grande que o goleador Dieumerci Mbokani acredita que ele e seus companheiros têm 99% de chances de ficar com o troféu.

Mesmo um pouco mais cauteloso, o técnico John van den Brom descartou jogar com o regulamento e prometeu um time ofensivo. "Vamos jogar para ganhar. Buscar um empate? Seria correr o risco de perder tudo", destacou.

Para o Zulte, a temporada terá sido um grande sucesso mesmo sem o título. Com o segundo lugar garantido, a equipe terá a oportunidade de disputar a fase preliminar da Liga dos Campeões pela primeira vez

Também neste domingo, o Club Brugge receberá o Genk. Os donos da casa já têm o terceiro lugar e, consequentemente, uma vaga na Liga Europa garantidos, enquanto os visitantes terão que vencer para confirmar a quarta posição, que leva a uma repescagem que também classifica para a competição continental.

Caso o Genk tropece, poderá perder a quarta colocação para o Standard de Liège, que tem um ponto a menos e jogará em casa contra o lanterna do playoff, o Lokeren.

EFE   
Compartilhar
Publicidade