0

Em fases muito diferentes, Benfica e Sporting fazem clássico pela 11ª rodada

7 dez 2012
21h25
atualizado às 21h37

Benfica e Sporting farão nesta segunda-feira no estádio José Alvalade, pela 11ª rodada do Campeonato Português, um clássico entre dois rivais que vivem situações completamente diferentes na tabela.

Apesar de ter sido eliminado da Liga dos Campeões da Europa no meio de semana, o Benfica, com 26 pontos, divide com o Porto a liderança da competição nacional, na qual ainda aparece como uma das principais forças. Os maiores problemas da equipe para o clássico são os desfalques de Eduardo Salvio, Enzo Pérez e Pablo Aimar, todos lesionados.

Já o Sporting, que tem apenas 11 pontos, está próximo da zona de rebaixamento, ocupando a 10ª posição. Os 'Leões' vivem uma crise administrativa e financeira, e não fazem boa campanha há várias temporadas, vendo seu habitual espaço nas competições europeias ser ocupado pelo Braga.

O Porto, que teve duas derrotas consecutivas em menos de uma semana - na Copa de Portugal, para o Braga, e na Liga dos Campeões, para o Paris Saint-Germain - receberá neste sábado o modesto Moreirense no Estádio do Dragão.

Os comandados de Vitor Pereíra esperam fazer sua parte e contar com um tropeço do Benfica no clássico lisboeta, o que pode fazer com que terminem a rodada com até três pontos de vantagem na liderança. O atual campeão português terá todos os titulares à disposição para o confronto.

Um dos destaques do jogo será o goleiro brasileiro Hélton, que falhou feio no meio de semana na partida contra o PSG ao deixar a bola passar por baixo de seus braços após um chute fraco de Ezequiel Lavezzi, o que gerou o gol da vitória do time francês.

No entanto, o ex-vascaíno possui muita moral com o técnico Vítor Pereira, o elenco do clube e seus torcedores.

"É seguramente o melhor goleiro em Portugal e está no seleto grupo dos melhores do mundo", disse Pereira.

O Braga, terceiro colocado, visitará a Académica de Coimbra também na segunda-feira e tentará se recuperar da eliminação na primeira rodada da Liga dos Campeões.

A equipe, que conta com diversos jogadores brasileiros, está em terceiro lugar no Campeonato Português, com 17 pontos, e estaria classificada para a fase eliminatória da principal competição europeia se o torneio nacional acabasse hoje.

Programação da 11ª rodada:.

Sexta-feira.

Estoril - Vitória de Setúbal.

Sábado.

Porto - Moreirense.

Rio Ave - Paços de Ferreira.

Domingo.

Marítimo - Nacional.

Gil Vicente - Beira-Mar.

Vitória de Guimarães - Olhanense.

Segunda-feira.

Académica de Coimbra - Braga.

Sporting - Benfica.

EFE   
publicidade