PUBLICIDADE

Em momentos opostos, Real e Barça iniciam luta por ida à final da Copa do Rei

29 jan 2013 - 14h07
(atualizado às 15h02)
Compartilhar

Sem adversários à altura em âmbito nacional há algum tempo, Real Madrid e Barcelona começaram a fazer nesta quarta-feira, no estádio Santiago Bernabéu, uma "final antecipada" da Copa do Rei, enfrentando-se na partida de ida das semifinais.

Será a terceira vez seguida que os dois rivais medirão forças no segundo torneio mais importante da Espanha, a segunda fora da decisão. Na temporada 2010/2011, o Real se sagrou campeão ao bater o Barça na prorrogação da final. O troco foi dado no ano passado, quando os catalães eliminaram os madrilenhos nas quartas e arrancaram para o título.

A nova queda de braço entre os gigantes espanhóis terá vital importância para o técnico da equipe da casa, José Mourinho. O português pode ficar seriamente ameaçado em caso de eliminação, já que o time vai mal no Campeonato Espanhol e depositaria suas fichas na Liga dos Campeões, em que terá pela frente o Manchester United nas oitavas de final.

Por outro lado, o treinador pode sair com moral de um de seus momentos mais turbulentos à frente da equipe de Madri e ganhar moral em busca da tão sonhada décima taça da 'Champions'.

Para isso, terá que quebrar a cabeça para escalar o time. Quando montou uma retranca para enfrentar o rival, foi derrotado. No entanto, nos últimos clássicos, jogando de igual para igual, obteve o título da Supercopa da Espanha e um empate no Camp Nou pelo Espanhol.

Desta vez, deve apostar na tradicional dupla de volantes formada por Khedira e Xabi Alonso e a ajuda de Modric, que jogará mais adiantado que os dois, mas não poderá deixar de marcar.

A única dúvida de Mourinho é na lateral. Sem poder contar com Fabio Coentrão, suspenso, o treinador espera por Marcelo, que está em fase final de recuperação. Contudo, o mais provável é que ele improvise Essien na direita e desloque Arbeloa para a direita, deixando o brasileiro no banco.

Presente nos últimos 30 clássicos, Casillas ficará de fora desta vez e dará lugar ao recém contratado Diego López. Assim, Antonio Adán volta ao banco de reservas.

Como vem acontecendo nos últimos anos, o jogo entre Real e Barça terá o duelo a parte entre Cristiano Ronaldo e Lionel Messi. O português marcou nas últimas sete vezes em que enfrentou os catalães, enquanto o argentino estabeleceu um recorde ao fazer gols nas últimas 11 rodadas do Campeonato Espanhol.

Com 15 pontos de vantagem para o rival no Espanhol e 11 para o Atlético de Madrid, vice-líder, o Barcelona encara o clássico menos pressionado. Outro ponto a favor dos catalães são os gols de Messi, que já fez 44 gols na temporada, quatro somente no último domingo, na vitória por 5 a 1 sobre o Osasuna.

O atual campeão da Copa do Rei não terá desfalques dentro de campo. O único titular que não jogará é o goleiro Victor Valdés, mas isso é algo que já acontece desde o começo da competição por opção do técnico Tito Vilanova.

Vilanova, aliás, será a única ausência do Barça por ainda estar se tratando de um tumor. O auxiliar Jordi Roura será o responsável por comandar a equipe.

Prováveis escalações:.

Real Madrid: Diego López; Arbeloa, Albiol, Ricardo Carvalho e Essien (Marcelo); Khedira, Xabi Alonso, Modric e Özil; Cristiano Ronaldo e Benzema. Técnico José Mourinho.

Barcelona: Pinto; Daniel Alves, Piqué, Puyol e Alba; Busquets, Xavi e Fábregas; Iniesta, Pedro e Messi. Técnico: Jordi Roura (interino).

Árbitro: Carlos Clos Gómez, auxiliado por Jesús Calvo Guadamuro e Luis Fernando Marco Martínez.

Estádio: Santiago Bernabéu, em Madri.

EFE   
Compartilhar
Publicidade