PUBLICIDADE

Em sua estreia na Europa, Jackson Martínez supera marcas de Falcao García

20 mai 2013 - 17h58
Compartilhar

Em sua temporada de estreia no futebol europeu, o atacante colombiano Jackson Martínez superou a marca do compatriota Falcao García, que no Porto nunca ultrapassou a marca de 25 gols nas duas edições do Campeonato Português que disputou.

Jackson, nascido na cidade de Quibdó há 26 anos, terminou a competição nacional como principal artilheiro, com seis gols a mais que o brasileiro Lima, do Benfica, além do título de campeão, confirmado na última rodada.

"É um ano de estreia que supera minhas expectativas. Agradeço muito ao Porto pela oportunidade que me deram e por terem tornado realidade meu sonho de ser campeão", disse o atacante.

Na comparação com Falcao, Jackson além de um gol, teve 300 minutos a mais de jogo que seu compatriota.

Seguido de perto pelo Borussia Dortmund - que também estaria pretendendo contratar seu companheiro e compatriota James Rodríguez -, que o observou no jogo contra o Paços de Ferreira, Jackson Martínez é menos talentoso que Falcao García, mas é mais forte fisicamente que o atacante do Atlético de Madrid.

"É um centroavante a moda antiga. Que vai bem de cabeça, muito atlético, e me lembra o liberiano George Weah (ex-jogador do Milan)", disse à Agência Efe o ex-jogador português Paulo Futre.

Nesta temporada, fica a lembrança do gol contra o Sporting, quando demonstrou suas principais caracteristicas: elasticidade, potência no salto e colocação.

Considerado em três meses o melhor jogador do Campeonato Português (outubro, novembro e fevereiro), o centroavante mostrou também seu poderio ofensivo ao marcar contra 14 das 15 equipes da primeira divisão. Apenas a Académica de Coimbra não levou gol do atleta colombiano.

Apelidado de 'Cha-Cha-Cha' pelo ritmo com o qual seu pai comemorava os gols quando jogador, o centrovante igualou os 26 gols marcados pelo paraguaio Óscar Cardozo em 2009/2010, e no século XXI só ficou atras de Jardel, que balançou as redes 42 vezes pelo Sporting em 2001/2002.

Com contrato até 2016 e uma cláusula de rescisão de 40 milhões de euros, o centroavante colombiano, que foi contratado pelo Porto junto ao Jaguares, está próximo de seguir os passos de Falcao. "Está em um clube com o qual triunfará e será vendido por números parecidos", concluiu Futre.

EFE   
Compartilhar
Publicidade