PUBLICIDADE

Libertadores

Grêmio não tem moleza contra brasileiros em Libertadores

18 fev 2013 - 10h22
(atualizado às 12h20)
Compartilhar
Exibir comentários

O duelo de quarta-feira contra o Fluminense, no Engenhão, será o primeiro diante do rival, o atual campeão brasileiro, no Grupo 8 da Libertadores (um confronto inédito). E ter equipes brasileiras pela frente na competição sul-americana é mais do que comum para o Tricolor gaúcho em suas 14 participações na competição. Apenas em três edições (2002, 2003 e 2011) confrontos caseiros não aconteceram.

O histórico gremista diante de times brasileiros em Libertadores mostra um grande equilíbrio. São 31 jogos, com 11 vitórias do Grêmio, nove empates e 11 derrotas.

Alguns dos duelos são mais do que memoráveis. Qual gremista não se lembra dos quatro confrontos diante do Palmeiras na Libertadores de 1995, ano em que o Tricolor conquistou a América pela segunda vez? As duas equipes se enfrentaram logo na fase de grupos (derrota gremista e empate) e depois se cruzaram nas quartas de final. O 5 a 0 para o Grêmio de Felipão no Estádio Olímpico não impediu que o Alviverde vendesse muito caro a eliminação, uma vez que venceu por 5 a 1 o jogo da volta (o gol solitário de Jardel evitou um grande vexame).

Antes, em 1983, quando levou a sua primeira Libertadores, o Grêmio de Hugo de Léon e Renato Portaluppi teve o Flamengo de Zico como rival no Grupo 2 e, com um empate e uma vitória, eliminou o rival e se garantiu na Segunda Fase.

Outros encontros, no entanto, foram mais do que amargos e até hoje causam tristeza. O Cruzeiro é o grande algoz brasileiro do Grêmio em Libertadores. Em 1997, quatro duelos: no Grupo 4 (vitória e derrota) e nas quartas de final (derrota e vitória). Resultado: eliminação e rival campeão.

Os dois maiores campeões da Copa do Brasil (com quatro títulos cada) voltariam a duelar na Libertadores no ano de 2009. A Raposa, com uma vitória e um empate, eliminou o rival, mas, desta vez, ficou com o vice – o Estudiantes foi o campeão. Já o Vasco (veja abaixo) tem o Grêmio como um amuleto.

Será que Grêmio e Fluminense também protagonizarão duelos históricos a partir de quarta?

GRÊMIO X BRASILEIROS EM COPAS LIBERTADORES

1982

Dois empates com o São Paulo e eliminação na primeira fase.

1983

No ano do 1º título, teve o Flamengo como rival. Um empate e uma vitória.

1984

Precisou de um jogo extra contra o Fla para ir à final. Vitória, derrota e empate.

1990

Uma vitória e um empate contra o Vasco, mas ficou na primeira fase.

1995

Quatro memoráveis duelos contra o Palmeiras no ano do 2º título. Uma vitória, um empate e duas derrotas.

1996

Eliminou Botafogo (empate e vitória) e Corinthians (vitória e derrota).

1997

Quatro jogos diante do algoz e campeão Cruzeiro. Duas vitórias e duas derrotas.

1998

Quatro jogos contra o Vasco, o algoz da vez. Uma vitória, um empate e duas derrotas. Rival levou o título.

2007

Eliminou São Paulo (derrota e vitória) e Santos (vitória e derrota) antes do vice.

2009

Eliminado pelo Cruzeiro, o futuro vice, na semifinal (derrota e empate).

Fonte: Lancepress! Lancepress!
Compartilhar
Publicidade
Publicidade