PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Espanha e Uruguai fazem em Doha prévia de duelo da Copa das Confederações

5 fev 2013 - 16h37
(atualizado às 17h11)
Compartilhar

Emparelhadas no mesmo grupo da Copa das Confederações, pela qual se enfrentarão no dia 16 de junho deste ano, na Arena Pernambuco, as seleções de Espanha e Uruguai farão nesta quarta-feira uma prévia desse duelo em amistoso que será disputado em Doha, no Catar.

As duas seleções estão no grupo B do torneio que será disputado no Brasil e são as grandes favoritas para a classificação, numa chave que terá ainda Taiti e o campeão da Copa Africana de Nações, que será definido no próximo domingo.

Entretanto, embora a Copa das Confederações seja a única oportunidade de se conquistar um título em 2013, o principal foco de espanhóis e uruguaios são as Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2014.

A Espanha usará o jogo em Doha como teste para enfrentar seu maior teste na qualificatória europeia, que classifica apenas um time por chave. No dia 26 de março, a 'Fúria' enfrentará a França, com quem atualmente divide a liderança do grupo I.

Já o Uruguai vive um momento ruim nas Eliminatórias sul-americanas, na qual somou apenas um ponto nos últimos quatro jogos. Os maus resultados derrubaram a Celeste da liderança para a quinta posição, que não garante vaga no Mundial.

O técnico da seleção espanhola, Vicente del Bosque, terá três desfalques importantes: o goleiro Iker Casillas e os meio-campistas Xabi Alonso e Xavi Hernández.

Assim algumas caras novas deverão ter uma oportunidade, seja entre os titulares ou no banco de reservas. É o caso de Mario Suárez, peça importante no Atlético de Madrid, vice-líder do Campeonato Espanhol, e de Isco, destaque da campanha que levou o Málaga às oitavas de final da Liga dos Campeões.

Nesse jogo, Del Bosque se tornará o treinador que mais dirigiu a 'Fúria', 68 vezes, igualando a marca de Ladislao Kubala, que ocupou o cargo de 1969 a 1980.

No Uruguai, Óscar Tabárez apostará em uma formação mais cautelosa que a habitual. Em vez do já tradicional 4-3-3, mandará o time a campo no 4-4-2.

Com isso, o atacante Diego Forlán, que volta à seleção uruguaia após a ausência na vitória por 3 a 1 sobre a Polônia, em novembro, ficará no banco. Na vaga que normalmente é do atleta do Internacional entrará outro conhecido da torcida brasileira, o meia Nicolás Lodeiro, do Botafogo.

O histórico do confronto favorece os espanhóis, que nunca perderam para o Uruguai. O balanço é de cinco empates e três vitórias, entre elas a do último confronto entre os dois, em agosto de 2005. Na ocasião, jogando em Gijón, a 'Fúria' venceu por 2 a 0.

A partida em Doha será disputada em benefício da Associação Espanhola de Futebol (AFE), que terá 3 milhões de euros repassados pela Federação Espanhola de Futebol (RFEF).

Prováveis escalações:.

Espanha: Víctor Valdés; Arbeloa, Puyol, Sergio Ramos e Jordi Alba; Busquets, Cazorla, Fàbregas, David Silva e Iniesta; Pedro. Técnico: Vicente del Bosque.

Uruguai: Muslera; Cáceres, Lugano, Godín e Cristian Rodríguez; Pérez, Arévalo Ríos, Álvaro González e Lodeiro; Edinson Cavani e Luis Suárez. Técnico: Óscar Tabárez.

Árbitro: Fahad Jaber (CAT).

Estádio: Khalifa International Stadium, em Doha.

EFE   
Compartilhar
Publicidade