PUBLICIDADE

Espanha mantém 100% e pega Itália nas semifinais da Copa das Confederações

23 jun 2013 - 19h25
Compartilhar

A seleção espanhola garantiu o primeiro lugar do grupo B da Copa das Confederações ao derrotar a Nigéria por 3 a 0 neste domingo, no Castelão de Fortaleza, mantendo 100% de aproveitamento, assim como o Brasil, outro grande favorito da competição.

Com o resultado, a 'Fúria' enfrentará nas semifinais a Itália, segunda colocada do grupo A, nesta quinta-feira, novamente em Fortaleza, repetindo a final da última edição da Eurocopa, vencida pelos espanhóis por 4 a 0 em julho do ano passado.

Já a seleção brasileira pegará o Uruguai nesta quarta-feira, no Mineirão.

"Brasil e Itália são duas grandes seleções, estamos onde queríamos, nas semifinais, agora queremos fazer uma grande partida na quinta-feira para chegar à final", declarou o técnico espanhol, Vicente Del Bosque.

Jordi Alba foi o grande destaque da partida com dois gols marcados, no início e no fim do jogo. O lateral do Barcelona abriu o placar logo aos 3 minutos e selou o resultado aos 43 da etapa final. Fernando Torres anotou o segundo gol espanhol aos 16 do segundo tempo.

Na última quarta-feira, a Espanha entrou com a equipe reserva contra o Taiti, mas desta vez o técnico Vicente Del Bosque escalou praticamente o mesmo time que começou a partida na vitória por 2 a 1 sobre Uruguai na estreia, exceto pelo goleiro Iker Casillas, do Real Madrid, substituído por Victor Valdés, que está de saída do Barcelona.

Para se classificar, a Nigéria precisava vencer e ainda ficar de olho no placar da partida entre Uruguai e Taiti, para tentar superar a 'Celeste' no saldo de gols.

O campeão africano foi valente, diante de uma equipe espanhola às vezes pouco inspirada, mas que soube ser letal quando quis acelerar o jogo.

A Espanha começou com tudo, envolvendo o adversário com seu toque de bola, e saiu na frente logo aos três minutos de jogo com grande jogada de Jordi Alba. O lateral do Barcelona recebeu do seu companheiro de clube Iniesta, fez fila na área nigeriana e tocou na saída do goleiro Enyeama.

Aos 8, a Fúria quase ampliou com outra jogada 100% da grife Barça, em tabela de Fábregas com Xavi.

O campeão africano ameaçou três minutos depois, quando Obi Mikel pegou a sobra de um chute de Musa, mas Sergio Ramos apareceu para mandar a bola para escanteio.

O jogo estava lá e cá, com ambas as equipes chegando com facilidade até a área adversária.

A Nigéria cresceu na partida, ameaçando várias vezes a meta de Valdés, mas as maiores chances de gol foram da Espanha. Soldado perdeu dois duelos cara a cara com Enyeama em menos de cinco minutos, aos 25 e aos 30.

A Espanha teve outra grande chance aos 39, quando Fábregas carimbou a trave após receber um bom passe de Soldado.

Mesmo dominando a partida, a 'Fúria' terminou com 'apenas' 54% de posse de bola (71% contra o Uruguai).

O campeão africano continuou acreditando na virada depois do intervalo e por pouco não empatou aos 6, com um cruzamento perigoso de Musa na direção de Ideye, que não conseguiu alcançar a bola.

Fernando Torres entrou aos 15 e mostrou que tem estrela ao ampliar o marcador logo no minuto seguinte. 'El Niño' recebeu cruzamento de Pedro e mandou a bola para as redes de peixinho, firmando-se na artilharia da competição com cinco gols marcados.

Aos 25, o mesmo quase aconteceu com o nigeriano Gambo, que entrara dois minutos antes no lugar de Akpala. O atacante ficou na cara do gol após receber grande passe de Musa, mas se atrapalhou com a bola, perdendo uma chance inacreditável.

O ritmo do jogo caiu, mas Alba anotou seu segundo gol da noite aos 43 após receber um belo lançamento de Sergio Ramos, dando mais brilho à vitória da sua equipe.

"Os três gols que tomamos não correspondem ao o que foi a partida, mas o futebol é assim, essas coisas acontecem", lamentou o treinador nigeriano Stephen Keshi.

"Contra um adversário como a Itália, nunca sabemos o que vamos encontrar. Eles são muito organizados atrás e tocam bem a bola. Será um jogo duro como sempre tem sido nestes últimos anos", disse Alba à imprensa sobre o rival de quinta-feira.

A torcida que lotou o Castelão não se intimidou com essa demostração e gritou "Espanha, pode esperar, sua hora vai chegar!".

Com os cruzamentos das semifinais já conhecidos, todos esperam por uma grande decisão entre Brasil e Espanha, no próximo domingo no Maracanã.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade