PUBLICIDADE

Especialistas opinam sobre tática do Atlético-MG com a volta de Tardelli

6 fev 2013 - 13h46
(atualizado às 15h00)
Compartilhar

A vinda de Diego Tardelli para o Atlético-MG é um sonho antigo da diretoria e foi visto como um grande reforço pelo técnico Cuca. O retorno do ídolo alvinegro fez a Massa do Galo lotar o Aeroporto de Confins, na terça-feira, mas irá representar uma análise cuidadosa do comandante técnico, para achar o melhor lugar tático do camisa 9, ex-Al Gharafa (QAT).

Pensando no problema que cairá no colo de Cuca, e que tem o prazo ideal para se resolver até a quarta-feira de cinzas (jogo contra o São Paulo pela Libertadores), a reportagem do LANCE!Net procurou jornalistas setoristas do Galo e comentarisas reconhecidos nacionalmente para tentar entrar na cabeça do técnico atleticano e entender como poderá atuar Diego Tardelli.

A opção mais clara seria o posicionamento de 'Don Diego' como o tradicional camisa 9, pois foi assim que ele brilhou no Galo em 2009, sendo artilheiro do Brasil, com 42 gols. Contudo, a vinda da 'cereja do bolo' também pode ser vista como a solução de um problema antigo no 4-2-3-1: o ponta-direita.

Confira a opinião dos jornalistas consultados:

Bernardo Lacerda (Setorista do Galo no UOL Esporte):

"Pelo menos no começo, acredito que o Cuca irá utilizar o Diego Tardelli no lugar do Araújo. A opção poderá ser temporária, mas aposto que o atacante jogará mais recuado e Jô permanece na frente, como a referência ofensiva".

Gláucio Castro (Setorista do Galo no jornal Hoje em Dia)

"Como atacante, no Galo, o Tardelli viveu a melhor fase da carreira. Se for jogar de ponta, não vejo ele rendendo o mesmo que poderia, ser for o camisa 9. O Cuca terá que quebrar a cabeça. Vai usar os treinos para decidir isso, precisando de um certo tempo".

Leonardo Bertozzi (Comentarista dos Canais ESPN)

"O ideal para o Atlético-MG é contar com Tardelli como centroavante. É mais eficiente que as outras opções para a posição. Jogando aberto, poderia ficar distante do gol e ainda manteria um dos defeitos do time: a lateral-direita muito exposta".

Léo Gomide (Setorista do Galo na Rádio Band News FM)

"É possível que Cuca opte por jogar com Diego Tardelli e o Jô, já que que ele (Tardelli) pode cair mais pelos lados do campo. Tardelli nunca foi um centroavante de ficar enfiado entre os zagueiros".

Thiago de Castro (Setorista do Galo no Superesportes):

"Prefiro ver o Tardelli atuando mais próximo do gol. Em 2009, quando brilhou no Atlético-MG, tinha a finalização como principal arma".

Mário Marra (Comentarista da Rádio CBN):

"Ele pode jogar pela direita, o que não é a dele, pois tem que recompor na marcação. Ou pode atuar no lugar do Jô, sendo um atacante sem a mesma referência, por conta do físico, mas com melhores recursos técnicos. Outra opção seria o Cuca colocar dois atacantes, com Diego Tardelli mais recuado, nos moldes em que o jogador atuou ao lado de Obina, no próprio Atlético-MG. Acredito que o Cuca tem resistência de mudar de esquema tático. Minha preferência é Tardelli como atacante, mas Cuca deverá colocá-lo em uma das duas pontas".

Marcellus Madureira (Repórter no portal Terra)

"Tardelli deve jogar de atacante. Não consegue fazer o mesmo que o Danilinho fazia. O esquema do Cuca vai mudar. Será Tardelli ao lado de outro centroavante, que seria o Alecsandro, porque o Jô não tem condições técnicas de ser titular.

Paulo Vinícius Coelho (Comentarista dos Canais ESPN)

"Jogar pelo lado direito não seria a do Tardelli. Eu acho que ele vai jogar de centroavante. O Cuca gosta de fazer variações para o 3-4-3. Ai seria um esquema com Tardelli, Jô e Bernard na frente e o Ronaldinho chegando por trás. Se o Tardelli for escalado no lugar do Jô, haverá alguns ajustes no estilo de jogo da equipe. Ela ficará mais leve, rápida".

Fonte: Lancepress! Lancepress!
Compartilhar
Publicidade