Cearense

› Esportes › Futebol › Estaduais › Estaduais 2009 › Cearense

Cearense

Entenda o regulamento do campeonato:
O Campeonato Cearense 2009 será disputado em dois turnos, divididos em três fases. No primeiro turno, haverá os confrontos de ida entre as equipes e as quatro melhores passam para a semifinal.


A partir de então, os jogos serão disputados em ida e volta. O primeiro colocado enfrenta o quarto e o segundo terá pela frente o terceiro. Os melhores colocados da primeira fase decidirão em casa, mas em caso de igualdade em número de pontos na semifinal a vaga será definida em uma prorrogação de 30 minutos. Se a igualdade persistir, a decisão será nos pênaltis.


Após o cruzamento, os dois clubes vencedores decidirão o título do primeiro turno, denominado Taça Estado do Ceará. Os critérios para definição do mando de campo e os critérios de desempate serão os mesmo adotados na semifinal.


No segundo turno, a única diferença será nos confrontos da primeira fase. Eles serão apenas no sistema de volta, classificando-se os quatro melhores para as semifinais. O vencedor do turno ganhará a Taça Cidade de Fortaleza.


Os vencedores do primeiro e segundo turnos se enfrentarão em um confronto de ida e volta para decidir o campeão cearense de 2009. O time com melhor campanha somando-se todas as fases e turnos da competição jogará a segunda partida em casa, com decisão por prorrogação e penalidades em caso de empate no número de pontos ganho na decisão.


Para o desempate na primeira fase e definição de melhores campanhas, serão obedecidos os seguintes critérios:


1 - Maior número de vitórias
2 - Melhor saldo de gols
3 - Maior número de gols assinalados
4 - Confronto direto (entre os dois Clubes)
5 - Sorteio


O último colocado na soma dos dois turnos será rebaixado para a Série B de 2010.