inclusão de arquivo javascript

Sorry, your browser does not handle frames!<a href="http://www.terra.com.br/"> terra </a>
› Esportes › Futebol › Estaduais › Estaduais 2009 › Gaúcho

Gaúcho

Entenda o regulamento do campeonato:
O Campeonato Gaúcho de 2009 será disputado em dois turnos por 16 equipes, que serão divididas em dois grupos. O primeiro turno foi denominado de Taça Fernando Carvalho e o segundo Taça Fábio Koff.


A única diferença entre eles será que nas primeiras fases os jogos do primeiro turno serão definidos em cruzamento entre as chaves. No segundo, os duelos serão dentro do próprio grupo.


Os quatro primeiros colocados de cada chave estarão automaticamente classificados para a próxima fase. Serão obedecidos os seguintes critérios de desempate em caso de igualdade:


1 - maior número de pontos
2 - maior número de vitórias
3 - maior saldo de gols simples
4 - maior número de gols a favor
5 - menor número de cartões vermelhos
6 - menor número de cartões amarelos
7 - sorteio na sede da FGF, com a presença de integrantes das equipes interessadas


Na segunda fase de cada turno, as oito equipes serão divididas em quatro grupos de acordo com a distribuição abaixo. Os confrontos serão disputados em partidas únicas, com as equipes com melhor campanha jogando em casa. Em caso de igualdade, a decisão do classificado será nos pênaltis.


Chave 3 - 1º da chave 1 x 4º da chave 2
Chave 4 - 1º da chave 2 x 4º da chave 1
Chave 5 - 2º da chave 1 x 3º da chave 2
Chave 6 - 2º da chave 2 x 3º da chave 1


Os vencedores passam para as semifinais, que obedecerão a seguinte distribuição: venc.3 x venc.6 e ven.4 x venc.5. Os critérios para classificação são os mesmos da segunda fase.


Os vencedores se enfrentarão na final. Os critérios para classificação e mando de campo são os mesmos da fase anterior.


Os vencedores de cada turno se enfrentarão na final do Campeonato Gaúcho. Decidirá em casa que tiver o melhor desempenho na soma da primeira fase dos turnos anteriores. Em caso de igualdade no placar combinado, será campeão quem marcar mais gols fora de casa no confronto. Caso a igualdade persista, a decisão do título será nos pênaltis.


As duas equipes com pior campanha na soma das primeiras fases serão rebaixadas.