Paulista

› Esportes › Futebol › Estaduais › Estaduais 2009 › Paulista

Paulista

Terça, 16 de dezembro de 2008, 14h01

Corinthians comemora 18 anos de 1º título brasileiro

Ainda em êxtase pela chegada de Ronaldo, a torcida corintiana tem outro motivo para celebrar nesta terça-feira. Há exatos 18 anos, no dia 16 de dezembro de 1990, a equipe dirigida por Nelsinho Baptista vencia o São Paulo no Morumbi e sagrava-se campeão brasileiro pela primeira vez em sua história.

Diante de um adversário considerado favorito, os operários corintianos mostraram força e bateram o time de Zetti, Cafu, Leonardo, Raí e companhia por 1 a 0 nas duas partidas decisivas. Prevaleceram o talento do craque Neto, a agilidade do goleiro Ronaldo e a raça dos volantes Márcio Bittencourt e Wilson Mano.

No primeiro jogo, dia 13 de dezembro, o gol foi de Wilson Mano. Já na segunda partida, o atacante Tupãzinho tabelou com o ponta-direita Fabinho e mandou a bola para as redes de Zetti, aos 9min do segundo tempo, de carrinho, em meio à gigante zaga são-paulina. Mais de 100 mil pessoas compareceram ao Estádio do Morumbi e festejaram o título alvinegro.

O ponta-esquerda Mauro, titular do time, afirma que até hoje é abordado por torcedores que lembram daquele título como um dos mais marcantes da história do Corinthians, ao lado do Paulista-77 e do Mundial de Clubes da Fifa, em 2000.

"Foi o primeiro brasileiro do Corinthians, um título muito importante e que marcou a história do clube", disse Mauro, atualmente integrante da comissão técnica de Mano Menezes.

O ex-jogador lembra que o time não era considerado favorito para o título, mas fez valer a mística que sempre caracterizou o clube. "Aquele time estava desacreditado, só se classificou para as finais por causa de uma combinação de resultados e teve que reverter todos os resultados para chegar à final", conta o ex-jogador.

"Muitos craques passaram pelo Corinthians e não ganharam nada. Eu fui um jogador mediano, mas fiquei marcado por causa deste título. É inesquecível", finaliza Mauro, emocionado pelo 18º aniversário do primeiro dos quatro títulos nacionais do clube paulista, campeão também nos anos de 1998, 1999 e 2005.

Confira a ficha técnica da decisão:

CORINTHIANS 1 X 0 SÃO PAULO
Data: 16 de dezembro de 1990
Local: Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)
Árbitro: Edmundo Lima Filho (SP)

GOLS:

CORINTHIANS:Tupãzinho, aos 9min do segundo tempo
CORINTHIANS: Ronaldo, Giba, Marcelo Djian, Guinei e Jacenir; Márcio, Wilson Mano e Neto (Ezequiel); Fabinho, Tupãzinho e Mauro (Paulo Sérgio).
Técnico: Nelsinho Baptista.

SÃO PAULO: Zetti, Cafu, Antônio Carlos, Ivan e Leonardo; Flávio, Bernardo e Raí (Marcelo Conti), Mário Tilico (Zé Teodoro), Eliel e Elivélton.
Técnico: Telê Santana.

Gazeta Press

Busque outras notícias no Terra