PUBLICIDADE

Estaduais

Campeões de turno fazem festa e encurtam caminho para final

1 mar 2009 - 22h28
(atualizado às 22h54)
Compartilhar

O primeiro dia do mês foi também a ocasião de definir o primeiro turno de alguns campeonatos estaduais pelo Brasil. O Inter foi campeão ao derrotar o Grêmio, em Porto Alegre. No Maracanã, o Botafogo levou a Taça Guanabara com triunfo sobre o Resende. Com uma nova vitória sobre o Ferroviário, o Ceará resolveu neste domingo também a primeira fase do Cearense. E Paysandu e Assu foram campeões de turno respectivamente no Pará e no Rio Grande do Norte.

» Veja fotos dos Estaduais

» Inter vence Grêmio e conquista 1º turno do Gaúcho

» Botafogo bate Resende e ganha Taça Guanabara

» Ceará repete vitória e é campeão do 1º turno

Os mais recentes campeões se juntam a Sport e Criciúma. O time pernambucano foi campeão do primeiro turno em 11 de fevereiro e está classificado para a final do Estadual. Já a equipe catarinense, campeã quatro dias depois, tem a vantagem apenas de entrar no quadrangular final com um ponto de bônus - caso vença o segundo turno, ganha novo ponto.

Na decisão gaúcha deste domingo, vencida por 2 a 1 pelo Inter, não faltou a forte e tradicional marcação. Com poucas chances de perigo, o atacante Alex Mineiro fez o gol de honra do Grêmio no primeiro chute da equipe tricolor em direção à meta colorada. E o Inter usou as bolas paradas para vencer o rival pela segunda vez na competição: Índio e Magrão aproveitaram cruzamentos para marcar.

Para o técnico Celso Roth, que durante a semana já se prevenia de uma eventual derrota, defendendo a idéia que o importante para o Grêmio é a Copa Libertadores, o resultado não deve ser amenizado. Por perder o segundo Gre-Nal do ano, que marca o centenário do clássico, o treinador deve ser ainda mais cobrado durante a campanha na competição sul-americana.

Em outra final de primeiro turno decidida nesta tarde, o Botafogo não tomou conhecimento do rival Resende. Com boa atuação do meia-atacante Maicosuel, a equipe alvinegra venceu por 3 a 0 e conquistou a Taça Guanabara sem maiores dificuldades. O triunfo classifica o time comandado pelo técnico Ney Franco à final do Estadual do Rio de Janeiro.

O Botafogo não era campeão da Taça Guanabara desde 2006, quando o time conquistou também o Estadual, na decisão diante do Madureira. No ano passado, a equipe ganhou a Taça Rio, mas levou a pior na final do Carioca, contra o Flamengo.

Pelo Campeonato Paraense, o Paysandu perdeu para o São Raimundo por 3 a 2, mas mesmo assim levantou a taça, já que no primeiro jogo havia superado o adversário por 3 a 0. No Rio Grande do Norte, o título do turno ficou com o Assu, dono da melhor campanha na fase de classificação, que jogava pelo empate e ficou no 2 a 2 com o Santa Cruz.

Capitão do Botafogo, Juninho levanta o troféu do primeiro turno do Campeonato Estadual
Capitão do Botafogo, Juninho levanta o troféu do primeiro turno do Campeonato Estadual
Foto: AP
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade