PUBLICIDADE
Logo do Palmeiras

Palmeiras

Favoritar Time

Corinthians e Palmeiras fazem "Super Bowl caipira" em Prudente

8 mar 2009 - 08h08
(atualizado às 10h40)
Compartilhar

A pequena Presidente Prudente, pouco mais de 200 mil habitantes, entrou no centro do cenário esportivo mundial esta semana. É lá que vai acontecer o grande jogo entre Corinthians e Palmeiras, pela décima segunda rodada do Campeonato Paulista.

» ESPN: PVC faz análise do clássico paulista

» Veja os números de Keirrison e Ronaldo

» Keirrison e Ronaldo, semelhanças e diferenças

» Polícia monta aparato para evitar conflitos

O marketing em torno da participação de Ronaldo deu ao clássico um ar de "Super Bowl caipira", referente ao jogo decisivo da NFL, a liga de futebol americano dos Estados Unidos.

O Super Bowl é um verdadeiro show. Com sede pré-estabelecida, atrai turistas do mundo inteiro e recebe cantores e bandas famosas em seus intervalos. A publicidade atinge valores milionários. Este ano, o Pittsburgh Steelers derrotou o Arizona Cardinals em uma decisão histórica, com touchdown nos segundos finais, em Tampa.

O jogo em Presidente Prudente, marcado para as 16h (de Brasília), a 580 km de São Paulo, não atrai torcedores do mundo inteiro, mas sim dos quatro cantos do Brasil. Todos na esperança de ver, além de uma boa partida, o primeiro clássico e quem sabe o primeiro gol de Ronaldo com a camisa do Corinthians.

É o evento mais importante da história da cidade, que já recebeu alguns clássicos do futebol paulista (o último foi Palmeiras 3 x 1 São Paulo, no Brasileiro 2006), Jogos Abertos do Interior e campeonatos internacionais de basquete nos anos 70. Os 45.954 ingressos colocados à venda se esgotaram.

Lisandra Alves, comerciante de 35 anos, veio de Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, para ver de perto o atacante. Corintiana, levou irmã e sobrinhos e está confiante na vitória alvinegra. "O Ronaldo vai entrar para fazer o gol da vitória".

O palmeirense José Augusto Teixeira, de Assis, também interior de São Paulo, mostra admiração por Ronaldo, mas tem um palpite diferente. "Ele até pode fazer um gol, mas o Keirrison fará dois e vamos vencer de novo".

Milhares de torcedores devem chegar neste domingo para acompanhar o jogo. Caravanas das principais torcidas organizadas de Corinthians e Palmeiras deixaram a capital paulista no começo da manhã com direção ao Prudentão. Por ser o mandante, o time alviverde tem direito a 60% dos ingressos.

Além de Ronaldo, a partida tem vários outros atrativos. Além da rivalidade histórica, o Corinthians não vence o Palmeiras desde o Campeonato Brasileiro de 2006. Foram quatro jogos e quatro derrotas desde então, e o time do Parque São Jorge não marcou um único gol.

A liderança do Campeonato Paulista não está em jogo neste clássico. Com 28 pontos, o Palmeiras tem três a mais do que o rival com um jogo a menos. Se vencerem o clássico, os corintianos igualam-se em pontos, mas ficará ainda com uma vitória a menos.

Os técnicos Mano Menezes e Vanderlei Luxemburgo não divulgaram as equipes para o duelo. O palmeirense treinou na sexta-feira com uma formação mais defensiva, sacando Willians da equipe para a entrada de Jumar. "Se ele não fizer um coletivo de madrugada, esse deve ser o time", entregou o volante Pierre.

Já o comandante alvinegro confirmou no sábado que Ronaldo deve começar no banco de reservas e entrar apenas no segundo tempo. Jorge Henrique, Dentinho e Souza disputam as duas vagas do ataque.

Veja as possíveis formações:

Palmeiras: Bruno, Maurício Ramos, Edmílson e Marcão; Fabinho Capixaba, Jumar, Pierre, Cleiton Xavier e Armero; Diego Souza e Keirrison.

Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Corinthians: Felipe, Chicão, William e Escudero; Fabinho, Cristian, Elias, Douglas e André Santos; Dentinho e Souza.

Técnico: Mano Menezes

Data: 8/3/09

Horário: 16h

Local: Estádio Eduardo José Farah (Prudentão), em Presidente Prudente

Árbitro: Cléber Wellington Abade

Presença de Ronaldo dá notoriedade a clássico entre Corinthians e Palmeiras
Presença de Ronaldo dá notoriedade a clássico entre Corinthians e Palmeiras
Foto: Gazeta Press
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade