PUBLICIDADE

Campeonato Paulista

Patrocínio Logo do patrocinador

Em estréia no Pacaembu, Ronaldo dá vitória ao Corinthians

11 mar 2009 - 23h48
(atualizado em 12/3/2009 às 03h34)
Compartilhar

Em sua segunda partida com a camisa do Corinthians, primeira como titular, Ronaldo confirmou na noite desta quarta-feira o seu bom retorno aos gramados e novamente roubou a cena. Em sua estréia no Pacaembu, que esteve lotado para ovacionar o camisa nove, o atacante voltou a balançar as redes e garantiu a vitória por 2 a 1 sobre o São Caetano, de virada, em jogo da 13ª rodada do Campeonato Paulista.

» Veja fotos de Ronaldo

» Veja fotos da festa corintiana

» Veja a classificação atualizada
» Comente a vitória do Corinthians

Além de voltar a vencer após dois empates consecutivos (Marília e Palmeiras), o time do Parque São Jorge bateu o rival do ABC pela primeira vez na história do Estadual e encosta na liderança da competição. Com o empate do líder Palmeiras contra Ituano, o Corinthians chega aos 29 e fica só um atrás do rival alviverde.

Principal atração do duelo, mas ainda em busca de sua melhor forma física, a maior contratação do clube foi festejada quando os alto-falantes do estádio anunciaram que estaria entre os 11 titulares. Formando ataque ao lado de Jorge Henrique e depois Dentinho (no segundo tempo, com três homens ofensivos), o ex-jogador da Seleção Brasileira teve o nome gritado e ficou em campo durante 75 minutos, superando as previsões.

Durante o período em que esteve em campo, o jogador criou boas chances e ainda deixou a sua marca, a exemplo do que fez no último domingo, quando marcou aos 47min do segundo tempo e evitou a derrota corintiana no clássico com o Palmeiras. Durante a primeira etapa, Ronaldo mostrou movimentação e logo no primeiro minuto deu trabalho ao goleiro Luiz, em chute de fora da área. Em seguida, aos 8min, o atacante recebeu de André Santos e novamente parou no goleiro rival.

Mesmo com maior domínio dos mandantes e com a ajuda da torcida que não parava de empurrar o time, o São Caetano ameaçou por algumas vezes a meta alvinegra. Nas primeiras duas oportunidades, o goleiro Felipe conseguiu evitar a abertura do placar. No entanto, aos 21min, o corintiano falhou na saída e viu Marcelo Batatais se antecipar e escorar de cabeça para as redes, aplicando um grande susto nos fãs que lotavam as arquibancadas.

Em desvantagem, o time do Parque São Jorge encontrava dificuldades para furar a retranca do São Caetano e a solução veio nos tiros de longa distância. Com espaços, o lateral André Santos avançou e, aos 35min, acertou forte chute no ângulo de Luiz, sem chances de defesa. O gol serviu para animar ainda mais os torcedores corintianos, mas o empate persistiu até as duas equipes se encaminharem para os vestiários.

Com a volta para o segundo tempo, a surpreendente manutenção de Ronaldo em campo e a entrada de Dentinho na vaga de Boquita, o Corinthians se tornou mais ofensivo e passou a pressionar o São Caetano em busca do gol que lhe daria a virada. E a substituição já mostrou efeito aos 5min após o reinício, quando Dentinho cruzou da direita, Jorge Henrique deixou a bola passar e Ronaldo mostrou oportunismo ao completar de primeira para as redes.

Na comemoração, enquanto o camisa nove era abraçado e festejado por todo o elenco, mais de 29 mil vozes gritavam o seu nome no Pacaembu. Antes de deixar o gramado, Ronaldo ainda quase anotou o terceiro em jogada que Jorge Henrique bateu cruzado para a área, mas que não encontrou os pés do artilheiro. Ovacionado, o atacante deixou o gramado aos 30min do segundo tempo para a entrada do argentino Escudero, em alteração oposta ao que ocorreu no último domingo, em Presidente Prudente.

Gols
Corinthians: André Santos, aos 35min do 1º tempo, e Ronaldo, aos 5min do 2º tempo

São Caetano: Marcelo Batatais, aos 21min do 1º tempo

Ponto Forte do Corinthians
Mudança do esquema para o segundo tempo, quando Mano Menezes sacou Boquita para a entrada de Dentinho, passando a atuar com três atacantes. Com a nova formação, a equipe pressionou e virou o placar

Ponto Forte do São Caetano
Bolas aéreas, que resultaram nas principais chances do time do ABC na partida

Ponto Fraco do Corinthians
Desorganização da defesa nas bolas paradas, que voltou a ter falha do goleiro Felipe, assim como havia ocorrido no clássico contra o Palmeiras

Ponto Fraco do São Caetano
Pouco uso das jogadas pelas laterais do campo

Personagem do jogo
Ronaldo

Destaque negativo do jogo
Lesão muscular do meia Elias, que teve que deixar o campo para a entrada de Túlio

Comentários sobre o jogo

"Minha primeira vez aqui e já estrear fazendo gol foi maravilhoso. Foi emocionante, ainda mais sendo o gol da vitória", do artilheiro Ronaldo, ao comentar o primeiro gol marcado no Estádio do Pacaembu.

"Estou feliz, mas ainda tenho que esperar os momentos difíceis, os momentos em que não vou fazer os gols, que vou falhar. Tenho que ter os pés no chão, é um momento incrível. Sei que a torcida está eufórica, com uma alegria muito grande, mas ainda falta melhorar muito", do atacante Ronaldo, após marcar o seu segundo gol com a camisa do Corinthians.

"Outro dia eu falei que dominava à perfeição, mas acho que foi até exagerado. É claro que vou perder gols e vou falhar em algumas momentos, mas é o lugar que eu mais domino, sei me posicionar, tenho muita noção de tempo e espaço e me coloco muito bem. Sei que se a bola aparecer, tenho que saber concluir", disse o atacante Ronaldo, ao falar de suas qualidades de goleador.

Esquema Tático do Corinthians
4-4-2
Felipe; Fabinho, Chicão, William e André Santos; Cristian, Elias (Túlio), Boquita (Dentinho) e Douglas; Jorge Henrique e Ronaldo (Escudero); técnico: Mano Menezes

Esquema Tático do São Caetano
4-4-2
Luiz; Iran, Everaldo, Marcelo Batatais e Vando; Tobi (Aloísio), Vandinho, Ademir Sopa e Marcinho (Cascata); Luan e Tuta (Betinho); técnico: Oswaldo Alvarez

Cartões Amarelos
Corinthians: William, Cristian, André Santos e Escudero

São Caetano: Tobi, Luan e Everaldo

Árbitro
Sálvio Spinola Fagundes Filho

Público

29.802 pagantes

Renda

R$ 981.734,00

Local:

Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade