PUBLICIDADE

Campeonato Paulista

Patrocínio Logo do patrocinador

Com Rivaldo apagado, São Paulo perde e deixa de encostar na ponta

6 fev 2011 - 21h23
(atualizado em 7/2/2011 às 00h46)
Compartilhar

O São Paulo perdeu na noite deste domingo o embalo no Campeonato Paulista. Atuando fora de casa e com Rivaldo em campo, o time do Morumbi acabou derrotado por 2 a 1 pelo Botafogo-SP, no Estádio Santa Cruz, e desperdiçou a oportunidade de encostar no líder Palmeiras, que acabou derrotado pelo arquirrival Corinthians por 1 a 0, na abertura da rodada deste domingo.

Depois de uma boa vitória por 3 a 2 sobre o Linense, na qual o clube comandado por Paulo César Carpegiani contou com uma exibição de gala de Rivaldo, o São Paulo não conseguiu apresentar um alto nível diante do Botafogo. Ao contrário do confronto da última quinta-feira, o pentacampeão mundial teve uma atuação apagada e foi contido pela defesa bem postada do time da casa.

Além do ótimo comportamento tático, responsável por segurar o time do São Paulo, o Botafogo-SP também mostrou boas opções ofensivas e conseguiu furar a defesa adversária em jogadas bem trabalhadas. Aos 40min da primeira etapa, Andrezinho cobrou falta na medida para Anselmo, ex-Palmeiras, abrir o placar. Paulinho, aos 28min do tempo complementar, aproveitou boa trama de rápidos toques de bola e finalizou com precisão para fazer o segundo.

O São Paulo, ao contrário, iniciou a reação somente aos 47min, quando Marcelinho Paraíba, que entrou na vaga de Rivaldo no segundo tempo, anotou o gol de empate. O clube do Morumbi ainda pressionou nos instantes finais, mas acabou engolindo a terceira derrota no estadual, a primeira de Rivaldo com a camisa tricolor.

O revés estacionou o São Paulo com 12 pontos somados na temporada, os quais seguram a equipe de Carpegiani na quarta colocação. O Botafogo, aliviado pelo primeiro triunfo no Paulista, deixou a zona de rebaixamento para assumir o 15º posto.

O São Paulo buscará a reabilitação no próximo domingo, às 17h (de Brasília), quando terá pela frente a Portuguesa, no Estádio do Canindé. Por outro lado, o Botafogo tentará embalar no Campeonato Paulista diante do Santo André, no sábado, às 19h30, contra o Santo André, novamente em Ribeirão Preto.

O jogo

Apesar do domínio de posse de bola do São Paulo no início do jogo, a primeira boa chance de gol foi criada pelo Botafogo-SP, com Anselmo, aos 14min. Lançado nas costas da zaga, ele invadiu a área e fez o disparo, mas parou na grande defesa de Rogério Ceni.

O troco da equipe paulistana veio no minuto seguinte. Ilsinho fez fila na intermediária, driblou três adversários e, de frente para o goleiro Júlio César, arrematou na trave.

Com pouca criatividade e movimentação, o São Paulo apelava para lançamentos longos, normalmente executados por jogadores da defesa, mas este artifício não deu resultado e a equipe da capital pouco assustou o goleiro adversário.

Sem ser ameaçada a equipe do interior passou a buscar o ataque e começou a levar perigo com bolas levantadas da área. Aos 40min de jogo a tática funcionou. Anselmo ganhou da zaga são-paulina no alto após cobrança de falta de Andrezinho e desviou para o gol.

O São Paulo voltou para a segunda etapa com Marlos no lugar de Juan. Logo aos 3min, Luiz Eduardo fez jogada pela esquerda, e após o desvio da zaga Fernandão conseguiu a finalização, mas Júlio César fez excelente defesa. O goleiro apareceu novamente aos 12min, em novo arremate de Fernandão. Da linha da pequena área, ele desviou o chute rasteiro de Fernandinho, mas o arqueiro dos donos da casa fez a defesa com o pé esquerdo.

Mesmo pressionado, o Botafogo-SP conseguiu marcar o segundo gol. Aos 28min, Paulinho recebeu belo passe de Assisinho dentro da área e teve calma para bater no canto esquerdo de Rogério.

Aos 46min, o time do Morumbi conseguiu descontar, com Marcelinho Paraíba, que acertou chute forte de fora da área, mas não teve tempo para buscar o empate.

FICHA TÉCNICA

Botafogo-SP 2 x 1 São Paulo

Gols
Botafogo-SP: Anselmo, aos 40min do primeiro tempo, e Paulinho, aos 28min do segundo tempo
São Paulo: Marcelinho Paraíba, aos 46min do segundo tempo

Botafogo-SP
Júlio César; Eduardo Ratinho (Dida), Augusto, Gabriel e Andrezinho; Rodrigo Soares, Leandro Carvalho, Paulinho (Chicão) e Assis (Pablo Escobar); Assisinho e Anselmo. Técnico: Régis Angeli

São Paulo
Rogério Ceni; Xandão, Luiz Eduardo e Miranda; Ilsinho (Carlinhos Paraíba), Rodrigo Souto, Jean, Rivaldo (Marcelinho Paraíba) e Juan (Marlos); Fernandinho e Fernandão. Técnico: Paulo César Carpegiani

Cartões Amarelos
Botafogo-SP: Paulinho, Júlio César e Rodrigo Soares
São Paulo: Miranda

Árbitro
Robério Pereira Pires

Local
Estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto (SP)

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade