PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul
Logo do Fluminense

Fluminense

Favoritar Time

Loco Abreu perde pênalti, se redime e Botafogo tira ponta do Flu

6 fev 2011 - 21h30
(atualizado às 22h24)
Compartilhar

Em uma partida que teve todos os ingredientes de um grande clássico, o Botafogo bateu o Fluminense por 3 a 2 neste domingo, no Engenhão, para roubar do rival tricolor a liderança do Grupo 2 da Taça Guanabara. O personagem da partida foi o atacante uruguaio Loco Abreu, que viu sua tradicional "cavadinha" na cobrança de pênalti ser facilmente defendida pelo goleiro Diego Cavalieri, mas se redimiu minutos depois - batendo da mesma forma, mas deslocando o camisa 1 adversário e balançando as redes.

O confronto foi muito rico em emoções: teve duas viradas, duas expulsões (Valencia e Marcelo Mattos), decisões polêmicas da arbitragem, princípio de confusão entre os jogadores, defesas milagrosas de ambos os goleiros e dois gols do estreante Rafael Moura pelo Fluminense. Porém, pelo lado alvinegro, Renato Cajá, Loco Abreu e Herrera marcaram e garantiram o triunfo.

Com grande atuação de Renato Cajá, o Botafogo foi melhor na primeira etapa e saiu na frente em um golaço de falta do meia, mas foi para o intervalo perdendo por 2 a 1 graças a dois lances de oportunismo de Rafael Moura. Após o intervalo, a equipe alvinegra se manteve no ataque e conseguiu a segunda virada do clássico, contando depois com ótimas intervenções de Jefferson para segurar o placar.

Com o resultado, a equipe de Joel Santana chegou a 16 pontos e acabou com os 100% de aproveitamento dos comandados de Muricy Ramalho, que pararam nos 15 pontos e foram ultrapassados. As duas equipes já estão garantidas nas semifinais da Taça Guanabara; na última rodada da primeira fase, o Botafogo recebe o Macaé, enquanto o Flu visita o Madureira.

O jogo

O clássico começou de forma lenta, com o Fluminense tentando impor seu ritmo enquanto o Botafogo, mais fechado, buscando os contra-ataques. Com o passar do tempo, o time comandado por Joel Santana foi adiantando sua equipe para impedir que o time tricolor trocasse passes muito perto da sua área. O ala esquerdo Márcio Azevedo atuava como verdadeiro ponta para impedir que Mariano tivesse liberdade para apoiar.

Aos 8min, depois de cruzamento de Alessandro, Loco Abreu subiu mais do que os zagueiros e cabeceou para fora. O jogo ficou muito equilibrado, mas sem que os dois times conseguissem criar jogadas de perigo. Só aos 17min Loco Abreu foi lançado, mas o goleiro Diego Cavalieri saiu bem e aliviou o perigo. A resposta tricolor veio aos 19min, quando Leandro Euzébio aproveitou cobrança de escanteio de Souza e cabeceou por cima do travessão.

O Botafogo se mostrava mais agressivo, e aos 22min Alessandro entrou pela meia esquerda e foi derrubado. Renato Cajá cobrou a falta com grande categoria no ângulo direito de Diego Cavalieri e marcou o primeiro gol da partida.

O time alvinegro continuou atacando e, aos 25min, Loco Abreu recebeu na área e recuou para Renato Cajá, que mandou outra bomba; a bola explodiu no travessão.

Aos 28min, o Fluminense quase empatou. Mariano tabelou com Fred, entrou na área e chutou cruzado, mas o goleiro Jefferson defendeu com os pés e impediu o gol tricolor. Na cobrança de escanteio, Rafael Moura subiu mais do que a zaga alvinegra para cabecear e empatar.

O Botafogo pareceu não ter sentido o golpe. Aos 36min, Renato Cajá, em nova cobrança de falta, voltou a assustar o goleiro tricolor. Aos 42min, Valencia derrubou Márcio Azevedo. Loco Abreu correu para o árbitro exigindo o cartão vermelho ao volante tricolor. O árbitro advertiu o atacante alvinegro com cartão amarelo e depois expulsou Valencia, o que fez Fred empurrar o uruguaio, gerando um princípio de tumulto entre os jogadores das duas equipes.

Aos 44min, o Fluminense virou. Após cobrança de falta, Fred resvalou, Jefferson não conseguiu segurar a bola e Rafael Moura desviou para anotar o seu segundo gol na partida. Logo depois, Marcelo Mattos derrubou Conca e recebeu cartão vermelho direto, o que gerou mais revolta entre os botafoguenses. O técnico Joel Santana acusou Fred de estar influenciando as decisões do árbitro.

Os dois times voltaram modificados e jogando de forma aberta, sem preocupações defensivas. Aos 6min, Rafael Moura puxou a camisa de Loco Abreu na área: o árbitro marcou pênalti. O próprio uruguaio cobrou, com "cavadinha", e o goleiro Diego Cavalieri, parado no meio do gol, fez defesa tranquila.

Aos 10min, Edinho empurrou Bruno Tiago na área. Loco Abreu pegou a bola para bater e voltou a usar a famosa "cavadinha" - desta vez, porém, deslocando Cavalieri para o lado errado. Por contestarem a marcação, quatro jogadores do Fluminense receberam cartão amarelo.

Aos 17min, Herrera fez grande jogada e rolou para Loco Abreu, mas Gum dividiu a jogada e impediu o terceiro gol do Botafogo. No minuto seguinte, Renato Cajá enfiou excelente bola para Herrera, que entrou na área e encobriu o goleiro Diego Cavalieri, anotando o terceiro gol alvinegro.

Com 20min, em cruzamento sobre a área. Herrera ganhou da zaga e a bola se ofereceu a Loco Abreu, que mandou uma bomba para grande defesa de Diego Cavalieri, evitando o quarto gol alvinegro.

Depois da parada técnica, Muricy Ramalho trocou o meia Souza pelo atacante Araújo para compensar a saída de Rafael Moura. Aos 24min, Conca fez um bom lançamento para Fred, mas Antônio Carlos conseguiu chegar primeiro e aliviou o perigo. Aos 26min, Alessandro cruzou e Loco Abreu ganhou de André Luís na cabeçada, mas o goleiro Cavalieri conseguiu fazer boa defesa.

O Fluminense tentava chegar à área com lançamentos para Fred, e aos 30min o artilheiro ganhou de Antônio Carlos, mas cabeceou sem direção. O time tricolor seguiu pressionando e aos 32min foi a vez de Jefferson se esticar todo para espalmar uma cabeçada de Fred e evitar o gol do empate.

Aos 36min, Carlinhos bateu cruzado e Jefferson fez outra grande defesa, mandando para escanteio. Na cobrança, Gum cabeceou e a bola passou muito perto da trave.

A pressão continuou e aos 40min foi a vez de Conca, que bateu forte por cima do travessão. O Botafogo recuou para defender o resultado e tentava prender a bola no ataque. Aos 44min, Carlinhos arriscou de novo e Jefferson novamente defendeu de forma espetacular, definindo o placar da partida.

FICHA TÉCNICA

Fluminense 2 x 3 Botafogo

Gols

Fluminense: Rafael Moura, aos 30min e aos 44min do 1º tempo
Botafogo: Renato Cajá, aos 23min do 1º tempo; Loco Abreu, aos 11min, e Herrera, aos 18min do 2º tempo

Fluminense
Diego Cavalieri; Mariano, Gum, Leandro Euzébio (André Luís) e Carlinhos; Edinho, Valencia, Souza (Araújo) e Conca; Rafael Moura (Fernando Bob) e Fred. Técnico: Muricy Ramalho

Botafogo
Jefferson; João Filipe (Arévalo Ríos), Antônio Carlos e Márcio Rozário; Alessandro, Marcelo Mattos, Bruno Tiago e Márcio Azevedo (Somália); Renato Cajá (Everton); Herrera e Loco Abreu. Técnico: Joel Santana

Cartões amarelos
Fluminense: Gum, Valencia, Rafael Moura, Edinho, Souza, Diego Cavalieri e Fred
Botafogo: Loco Abreu, Alessandro, Herrera e Márcio Azevedo

Cartões vermelhos
Fluminense: Valencia
Botafogo: Marcelo Mattos

Árbitro
Gutemberg de Paula Fonseca

Local
Estádio do Engenhão, Rio de Janeiro (RJ)

Com informações de Gazeta Esportiva

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade