PUBLICIDADE
Logo do Corinthians

Corinthians

Favoritar Time

Com 2 gols, Liedson retorna em alta e já ameaça soberania de Ronaldo

10 fev 2011 - 00h07
(atualizado às 10h49)
Compartilhar
Dassler Marques
Direto de São Paulo

O investimento na contratação mostra que o Corinthians não vê em Liedson, o estreante da noite com vitória por 4 a 0 sobre o Ituano, apenas um reserva para Ronaldo. Foram 2,1 milhões de euros pagos pelo reforço, que ficou com cerca de 600 mil, e se especula ter um salário de aproximadamente R$ 300 mil. O plano é que o "Levezinho", como ficou conhecido em Portugal, seja efetivamente o comandante do ataque daqui para frente. Quando puder, terá a companhia do ainda dono da camisa 9, mas a tendência é que isso não ocorra tantas vezes durante 2011. Independente disso, mostrou, com ótima atuação e dois gols, que poderá ser muito útil.

Em sua estreia, Liedson evidenciou que o torcedor corintiano não tem tantos motivos para se preocupar sobre o ataque da equipe. Bem disposto, tornou o setor ofensivo mais envolvente graças à velocidade com que tomou as decisões quase sempre certas. No primeiro gol da noite, que começa na esquerda do ataque, foi competente ao fazer a parede sobre um marcador e rapidamente deu sequência ao lance, que terminou na direita com passe de Alessandro para Ramírez marcar. Na jogada do segundo gol, o centroavante, que em sua primeira passagem pelo Parque São Jorge era chamado de Liedshow, participou de forma ainda mais efetiva. Conseguiu girar sobre um defensor e sofreu falta, da qual sairia o gol de Chicão.

Ainda haveria tempo para dois gols que pudessem coroar a ótima estreia de Liedson. Rápido e mortal, dominou um passe precioso de Morais de pé direito e, com a esquerda e um zagueiro se aproximando, fez o seu aos 31min do segundo tempo. Depois, nos acréscimos, ele puxou contra-ataque e, novamente após cruzamento de Morais, pegou bola solta na área e bateu de primeira. Nos dois lances, tomou a decisão correta e com muita velocidade.

Não só com alternativas na frente colaborou Liedson. O debutante, que vestiu a camisa 9, não deu sossego à saída de bola do Ituano em nenhum momento. Apertou os zagueiros e, em alguns momentos, até correu à defesa para auxiliar na marcação. É evidente que esse cenário também se difere por completo do que oferecia Ronaldo: dados do Footstats mostram que ele chega a ficar meses sem fazer um desarme sequer. Segundo o Marca Brasil, Bruno César teria reclamado ao novo capitão do time: "corro por mim e por você", disse em uma discussão. Liedson, aos 33 anos, corre por ele e por mais um.

Ao contrário do que se pode supor, era exatamente isso que Ronaldo desejava. Desde o começo, ciente das dificuldades físicas de sua maior estrela, o Corinthians planejava que houvesse um reserva à altura, mas o alto investimento em Souza teve cheiro de fracasso. No fim do último ano e também em 2011, o capitão queria outro camisa 9 que tirasse a pressão de seus ombros: fez lobby e ligou para Adriano, endossou o nome de Luís Fabiano, e acabou ganhando Liedson como companhia. Apesar de mais uma lesão muscular - desta vez, no adutor da coxa, poderá se recuperar e jogar quando tiver 100% de condições. Não seria da mesma forma se as opções fossem Edno ou Souza.

Na saída do gramado, Liedson insistiu em não tocar no assunto Ronaldo e mostrou a humildade que também sempre lhe caracterizou. "Futebol não é fácil em lugar nenhum. Essa é minha casa, aqui conquistei meu primeiro título como profissional e tenho um carinho especial. Isso fica a critério do treinador, mas ele já falou que podemos jogar juntos. O importante é que estou feliz e, se o Tite precisar, vou jogar", disse ele, admitindo que o calor de São Paulo (superior a 30º C) provocou incômodo para quem vinha de um inverno na Europa. O estreante, que havia marcado em sua despedida para o Sporting, em 2003, voltou como saiu. O torcedor corintiano agradece.

Liedson faz dois gols e Corinthians goleia o Ituano:
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade