PUBLICIDADE
Logo do Ponte Preta

Ponte Preta

Favoritar Time

Ex-corintiano marca e derruba invencibilidade do Corinthians

9 mar 2011 - 23h45
(atualizado em 10/3/2011 às 00h28)
Compartilhar

Caiu o último invicto do Campeonato Paulista. Na noite desta quarta-feira, a Ponte Preta foi ao Estádio do Pacaembu e derrotou o Corinthians pelo placar de 1 a 0, sentenciando a primeira derrota na competição ao clube do Parque São Jorge. O autor do único gol, e algoz do time comandado por Tite, acabou sendo justamente um ex-corintiano: o atacante Éverton Santos, rebaixado com a equipe paulistana no Campeonato Brasileiro de 2007.

Contratado para a disputa do nacional há três anos, Éverton Santos iniciou sua trajetória no Corinthians da melhor forma possível com uma grande atuação na vitória por 3 a 0 contra o Cruzeiro, logo na segunda rodada da Série A. No entanto, uma lesão no ombro o prejudicou na pior temporada da história do Corinthians.

Recuperado para a temporada 2008, Éverton Santos acabou descartado dos planos de Mano Menezes e vendido para o PSG, da França. Agora, com a camisa da Ponte Preta, o atacante mostrou-se decisivo e aproveitou um contra-ataque para impor ao ex-clube a primeira derrota no Campeonato Paulista de 2011.

Apesar do revés dentro de casa, o Corinthians terminará esta quarta-feira na liderança do Campeonato Paulista. Com 25 pontos somados, a equipe comandada por Tite permanece à frente dos arquirrivais Palmeiras, que venceu o Noroeste por 2 a 1, e Santos, que bateu a Portuguesa por 3 a 0, no saldo de gols (16, 10 e 15, respectivamente). Contudo, o São Paulo, caso vença o Ituano, ultrapassará o rival alvinegro pelo número de vitórias (8 a 7).

Na próxima rodada, o Corinthians terá pela frente o Mirassol, no domingo, às 16h (de Brasília). Já a Ponte Preta, que ainda não perdeu para os times "grandes" do estado - venceu o São Paulo por 1 a 0, no Morumbi, e empatou por 2 a 2 com o Santos, em casa -, recebe no sábado, às 18h30, no Estádio Moisés Lucarelli, o Grêmio Prudente.

O jogo

Somando três vitórias consecutivas na temporada, o técnico Tite manteve a escalação do último confronto contra o Linense, com um meio campo mais reforçado com Bruno César e Morais na armação. No entanto, a presença de dois meias não surtiu o efeito esperado no início do confronto, especialmente pela forte marcação da Ponte Preta no Pacaembu.

Bem postada, a equipe de Campinas evitou que o Corinthians repetisse uma estratégia comum nos últimos jogos do clube paulistano: a marcação na saída de bola. Contudo, os visitantes, com um bom trabalho de toque de bola, amenizou a temida pressão corintiana dentro de casa.

Assim, o Corinthians, estático dentro de campo, criou a primeira oportunidade de gol somente aos 24min. Dentinho fez grande jogada pela esquerda e cruzou para perto da primeira trave. Esperto na jogada, Liedson antecipou ao zagueiro e conseguiu a finalização, que bateu na rede pelo lado de fora.

As jogadas pela esquerda se tornaram a melhor saída para a equipe do Parque São Jorge, que voltou a assustar a meta ponte-pretana aos 33min. Morais recebeu pela linha de fundo e cruzou rasteiro na direção de Liedson, que rolou de letra para Dentinho. Da entrada da área, o camisa 11 chutou bem colocado, mas viu a bola desviar na zaga e sair pela linha de fundo.

A melhor qualidade corintiana, no entanto, não transformou o domínio em vantagem no primeiro tempo. Pelo contrário. O ótimo posicionamento da equipe visitante amenizou o forte ataque do clube de Parque São Jorge, especialmente Liedson, extremamente apagado nesta quarta-feira.

Depois de se defender por mais de 45min, a Ponte Preta se lançou mais ao ataque na segunda etapa, apostando na velocidade de Éverton Santos, ex-jogador do Corinthians. Investindo em contra-ataques, o clube campineiro controlou o ritmo da partida e passou a criar as principais chances de gol.

Logo aos 3min, Márcio Diogo avançou pela direita e cruzou na direção da segunda trave. Antes de a bola passar, Alessandro tentou o corte e viu a bola carimbar o travessão de Júlio César. A oportunidade motivou a Ponte Preta, e assustou o líder do Campeonato Paulista, mesmo dentro de casa.

O reflexo da queda corintiana veio aos 12min. Principal atleta da Ponte Preta em campo, Éverton Santos arrancou da intermediária, se livrou da falta de Alessandro e arriscou forte de fora da área, surpreendendo Júlio César, que ainda tocou na bola antes de ela estufar as redes do Pacaembu.

O gol sofrido abalou o Corinthians. Sem a criatividade ofensiva esperada por Tite, o clube do Parque São Jorge não conseguiu se impor e teve a melhor chance só no último minuto de jogo. Após cruzamento para a área, Ramírez cabeceou para o centro da área e Dentinho, completamente livre, escorou no travessão. Susto que não modificou o resultado e sentenciou a primeira derrota da equipe de Tite no Estadual.

FICHA TÉCNICA

Corinthians 0 x 1 Ponte Preta

Gols

Ponte Preta: Éverton Santos, aos 12min do segundo tempo

Corinthians
Julio Cesar; Alessandro (Willian), Wallace, Leandro Castán e Fábio Santos (Cachito Ramírez); Ralf, Paulinho, Morais (Edno) e Bruno César; Dentinho e Liedson. Técnico: Tite.

Ponte Preta
Bruno; Guilherme, Ferron, Leandro Silva e João Paulo; Mancuso (Gerson), Josimar, Gil e Ricardinho (Tiago Luís); Éverton Santos e Márcio Diogo (Válber). Técnico: Gilson Kleina.

Cartões Amarelos
Corinthians: Fábio Santos e Cachito Ramírez
Ponte Preta: Ricardinho, Ferron, Leandro Silva e Mancuso

Árbitro:
Philippe Lombard

Local
Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)

Corinthians perde a invencibilidade no Pacaembu:
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade