PUBLICIDADE
Logo do Vasco

Vasco

Favoritar Time

Vasco vence no fim, fica perto da semi e rebaixa Cabofriense

9 abr 2011 - 20h31
(atualizado às 21h49)
Compartilhar

O Vasco encontrou dificuldades para superar a marcação da Cabofriense neste sábado e perdeu inúmeras chances de definir a partida, mas contou com um gol de pênalti de Alecsandro aos 41min do segundo tempo para vencer por 2 a 1, em São Januário, e ficar muito perto das semifinais da Taça Rio.

O time de Ricardo Gomes, que atuou com um homem a mais desde os 11min do segundo tempo, precisa torcer contra uma vitória do Americano sobre o Fluminense, neste domingo, para assegurar a classificação; já o clube de Cabo Frio acabou rebaixado à segunda divisão com o resultado negativo.

Bernardo, para o Vasco, e Zotti, para a Cabofriense, marcaram os outros gols do confronto. Agora, os vascaínos ocupam a liderança do Grupo 1, com 16 pontos, quatro a mais que o vice-líder Flamengo - que tem um jogo a menos e encara o Botafogo em clássico neste domingo, no Engenhão. O Americano, 11 pontos, precisa vencer o Fluminense para seguir sonhando.

O jogo

Sem o suspenso Diego Souza, o técnico Ricardo Gomes escalou Bernardo como titular na ligação entre meio e ataque, com Felipe um pouco mais recuado, ajudando a compor o meio de campo com os volantes Rômulo e Fellipe Bastos. A formação deu certo no início e o Vasco pressionou a saída de bola da Cabofriense, não deixando a equipe visitante sair do campo de defesa.

A equipe cruzmaltina dominou a posse de bola nos primeiros minutos, mas errava passes e tinha dificuldades para superar a marcação adversária. Logo, porém, as chances começaram a aparecer. Aos 14min, o lateral Allan levantou na área e Alecsandro cabeceou firme, mas o goleiro Flávio fez defesa espetacular para impedir o gol. O zagueiro vascaíno Dedé ficou pedindo pênalti no lance, alegando que foi puxado pela camisa no rebote.

Com boa movimentação dos jogadores de frente, o Vasco seguia tendo oportunidades. Aos 18min, Fellipe Bastos acertou chute fortíssimo de fora da área, mas Flávio fez nova boa defesa; na sequência após lindo passe de Felipe, Bernardo cruzou na segunda trave e Éder Luís perdeu gol incrível na pequena área, acertando o travessão com o goleiro já batido na jogada.

O domínio dos anfitriões finalmente se converteu em gol aos 20min. Felipe arrancou totalmente livre de trás e enfiou para Éder Luís, em posição duvidosa, na direita. O atacante tocou para o meio da área e Bernardo teve tranquilidade para limpar a marcação antes de chutar rasteiro no canto de Flávio, em um belo gol.

Após sair na frente, porém, o Vasco se acomodou. Felipe mudou seu posicionamento, deixando de buscar jogo atrás, e ficou mais parado na frente, esperando a bola; como resultado, o time perdeu qualidade na saída de jogo e oferecia cada vez mais espaços à frente da própria área. Aos 32min, Zotti chutou forte de longa distância e Fernando Prass fez a defesa meio no susto.

Com os quatro jogadores de frente "abandonando" a marcação, o time de Ricardo Gomes sofreu o empate aos 34min. Assumpção recebeu passe em profundidade na área e chutou para defesa de Fernando Prass; no rebote, Zotti chegou antes da marcação e bateu de primeira para estufar as redes.

O Vasco quase fez o segundo ainda no primeiro tempo, aos 38min, em nova jogada puxada por Bernardo: ele lançou Allan na direita e o lateral tocou para a chegada de Felipe, que chutou de primeira, mas parou em boa defesa de Flávio. As equipes criaram pouco mais até o intervalo e retornaram sem alterações - porém, o time da capital voltou a controlar o jogo na segunda etapa.

Logo no primeiro minuto, Felipe recebeu de Alecsandro na entrada da área e finalizou de pé esquerdo; a bola passou perto da trave. Com 7min, novamente a dupla funcionou: Felipe recebeu na área e protegeu para Alecsandro bater, mas o centroavante demorou para perceber a jogada e a defesa da Cabofriense afastou.

A superioridade do Vasco no segundo tempo ficou ainda maior a partir dos 11min, quando o atacante do time visitante Assumpção recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso de campo. Apesar do homem a mais, porém, a equipe da casa sofria para superar a marcação forte da Cabofriense - que, mesmo precisando da vitória para fugir da degola, recuou toda para a defesa.

Ricardo Gomes resolveu lançar o time todo à frente aos 20min, com a entrada do atacante Leandro no lugar de Fellipe Bastos. O Vasco passou a pressionar cada vez mais: aos 27min, Leandro tentou chutar de dentro da área e foi travado; aos 33min, o goleiro Flávio fez um milagre em chute à queima-roupa de Rômulo; aos 36min, Felipe fez ótima jogada e bateu rasteiro, para fora.

A vitória só veio aos 41min, depois que Éder Luís foi derrubado dentro da área e o árbitro apontou para a marca do pênalti. Alecsandro foi para a cobrança e bateu com categoria no canto, para selar o triunfo e deixar o Vasco muito perto das semifinais.

FICHA TÉCNICA

Vasco 2 x 1 Cabofriense

Gols

Vasco: Bernardo, aos 20min do 1º tempo, e Alecsandro, aos 41min do 2º tempo

Cabofriense: Zotti, aos 34min do 1º tempo

Vasco
Fernando Prass; Allan, Dedé, Anderson Martins e Ramon; Fellipe Bastos (Leandro), Rômulo e Felipe; Bernardo (Enrico); Alecsandro e Éder Luís. Técnico: Ricardo Gomes

Cabofriense
Flávio; Wagner, Zé Carlos, André Paulino e Éverton; Luciano Totó, Marcelo Cardoso, Diego Sales (Arílson) e Zotti (André Oliveira); Léo Itaperuna (Allan) e Assumpção. Técnico: Lucho Nizzo

Cartões amarelos
Vasco: Anderson Martins, Fellipe Bastos e Ramon
Cabofriense: Luciano Totó, Assumpção, Léo Itaperuna e Zé Carlos

Cartão vermelho
Cabofriense: Assumpção

Árbitro
Antônio Maciel dos Santos

Local
Estádio de São Januário, Rio de Janeiro (RJ)

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade