PUBLICIDADE
Logo do Sport

Sport

Favoritar Time

Santa Cruz impede hexa do Sport e garante título inspirador

15 mai 2011 - 18h08
(atualizado às 19h21)
Compartilhar

O Santa Cruz impediu, neste domingo, que algo histórico ocorresse em Pernambuco. Mesmo com derrota por 1 a 0 no Estádio do Arruda, a equipe evitou o hexacampeonato do Sport, feito alcançado uma vez desde que a competição foi criada - em 1968, o Náutico chega a seis conquistas. De quebra, ficou com o título que pode ser a grande inspiração do clube, que tenta uma arrancada do ostracismo no futebol brasileiro.

Apesar da derrota, a conquista foi confirmada porque o time tricolor venceu o jogo de ida por 2 a 0, em plena Ilha do Retiro.

O Santa Cruz havia sido justamente o último campeão estadual antes de o Sport iniciar o pentacampeonato. Pouca coisa de boa aconteceu com a equipe desde 2005, no entanto: continua na Série D do Campeonato Brasileiro, lutando para se manter, temporada após temporada. O título estadual é encarado como o estopim para que o clube reencontre seu caminho.

O Sport volta a campo no próximo final de semana, quando começa a luta para voltar à Série A do Campeonato Brasileiro. Pela Série B, vai estrear contra o Icasa, na Ilha do Retiro. Já o Santa Cruz precisa aguardar uma definição da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que ainda não divulgou a tabela da Série D.

O jogo

O Sport precisava fazer mais que o Santa Cruz para reverter a desvantagem e, desta forma, tentou pressionar o Santa Cruz. Aos 9min, Renato Cruzou na área e Bruno Mineiro cabeceou por cima do gol, com perigo. Aos 20min, Marcelinho Paraíba cobrou falta na área e Montoya subiu bem, mas testou para fora do gol. O anfitrião não se deixou dominar e também teve boa oportunidade.

Aos 14min, Landu recebeu grande passe e ficou frente a frente com Magrão, mas desperdiçou a oportunidade. O jogo ficou mais truncado no segundo tempo, e as chances rarearam. O Santa Cruz fez jogo seguro e quase marcou aos 28min, quando Thiago Cunha bateu forte e Magrão fez grande defesa.

Com uma atuação segura e diante da falta de inspiração do ataque do Sport, o Santa Cruz apenas administrou o resultado até os minutos finais. Gilberto, grande destaque da campanha da equipe comandada por Zé Teodoro, deixou o campo aplaudido aos 40min. Até o final, a torcida tricolor gritou "é campeão".

Aos 46min, o zagueiro Alex Bruno fez falta violenta em Weslley e recebeu cartão vermelho, deixando o Sport com inferioridade numérica para os minutos finais da final. No minuto seguinte, Leandro Souza derrubou Renato na área e fez pênalti para o Sport. Marcelinho Paraíba concluiu para o gol, mas o resultado foi insuficiente para o visitante. O Santa Cruz confirmou a conquista.

Santa Cruz 0 x 1 Sport

Gols

Sport:
Marcelinho Paraíba, aos 47min do segundo tempo

Santa Cruz: Tiago Cardoso; Éverton Sena, Leandro Souza, André Oliveira e Jeovânio; Renatinho, Memo, Weslley e Gilberto (Léo); Natan (Têti) e Landu (Thiago Cunha). Técnico: Zé Teodoro

Sport: Magrão; Renato, Montoya, Alex Bruno e Hamilton; Wellington Saci (Romerito), Tobi, Daniel Paulista e Marcelinho Paraíba; Carlinhos Bala (Ciro) e Bruno Mineiro (Tadeu). Técnico: Hélio dos Anjos

Cartões amarelos
Santa Cruz: Leandro Souza
Sport: Renato, Montoya, Hamilton, Tobi e Marcelinho Paraíba

Cartões vermelhos
Sport: Alex Bruno

Árbitro
Sálvio Spinola Fagundes Filho

Público:
62.243 pagantesLocal
Estádio do Arruda, no Recife (PE)

Torcida do Santa Cruz aumenta esperanças para renascimento no Brasileiro
Torcida do Santa Cruz aumenta esperanças para renascimento no Brasileiro
Foto: Aldo Carneiro / Futura Press
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade