PUBLICIDADE
Logo do Santos

Santos

Favoritar Time

Invicto, Muricy reconstrói Santos e arma defesa "intransponível"

15 mai 2011 - 18h30
(atualizado às 19h09)
Compartilhar

Dassler Marques
Diego Garcia
Direto de Santos

Há pouco mais de cinco semanas, o Santos ia mal das pernas. Praticamente eliminado da Copa Libertadores e com uma campanha mediana, a equipe começou a mudar seus rumos na temporada quando o experiente técnico Muricy Ramalho foi anunciado como novo reforço. Em 35 dias, o treinador reconstruiu a equipe e armou um sistema defensivo quase intransponível.

Antes da chegada do comandante, o Santos - até então comandado em 11 jogos por Adilson Batista, demitido, e em 10 por Marcelo Martelotte, interino - havia sofrido 26 gols em 21 jogos na temporada e tinha uma das defesas mais contestadas entre os grandes clubes do País.

Contudo, Muricy Ramalho chegou e colocou ordem na casa. Sem mudar nenhum jogador do setor, conseguiu montar um sistema defensivo poderoso, que sofreu apenas três tentos nos últimos 11 confrontos e levou o título paulista tendo levado apenas um gol no torneio com o novo técnico no banco.

No estadual, Muricy dirigiu a equipe em seis duelos, tendo vencido quatro e empatado dois, além de marcado oito gols. Com Léo, Durval, Edu Dracena e Jonathan, além dos substitutos Bruno Aguiar, Vinicius Simon e Alex Sandro, o treinador devolveu a confiança aos jogadores e montou um paredão sólido à frente da meta de Rafael.

O goleiro, aliás, foi um dos principais responsáveis pela grande fase e, há sete duelos sem ter suas traves vazadas, está a poucos minutos de quebrar o recorde de Fábio Costa e tornar-se o camisa 1 que passou mais tempo sem sofrer gols pelo Santos.

Para completar, Muricy conseguiu contar com os bons desempenhos de seus principais craques, como Neymar, Elano e Ganso, e fez valer o alto investimento da diretoria santista em seu trabalho - o treinador recebe cerca de R$ 600 mil mensais, além de luvas e premiações.

O resultado dessa soma de fatores já rende frutos ao Santos. O clube conquistou o bicampeonato paulista na tarde deste domingo, ao bater o arquirrival Corinthians por 2 a 1 na decisão, e se vê como um dos principais favoritos para os demais compromissos da temporada.

Agora, invicto no cargo com oito vitórias e três empates, Muricy Ramalho tem pela frente o maior desafio do Santos na temporada. Vencer a Copa Libertadores pelo clube da Vila Belmiro, algo que não acontece há 52 anos. Para isso, o treinador precisa conseguir mais cinco jogos de invencibilidade. O primeiro deles é na quarta-feira, contra o Once Caldas-COL, no Pacaembu.

Santos faz 2 a 1 no Corinthians e é bicampeão paulista:
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade